Orçamento, dúvidas, críticas e sugestões. Como Gravar? Me chama no Zap

10 Erros que Locutores Iniciantes Devem Evitar

Por favor, espere 0 segundos...
Role para baixo e clique em Ir para Link de destino
Parabéns! O link foi gerado

Para quem está iniciando a carreira de locutor ou locutora, é importante evitar alguns erros comuns que podem comprometer a qualidade do trabalho e a imagem profissional.

O mundo da locução é um campo empolgante e desafiador, onde a voz é a ferramenta principal para transmitir emoção, informação e entretenimento.

Neste artigo, exploraremos os cinco erros mais importantes que os aspirantes a locutores devem evitar para alcançar o sucesso nessa profissão competitiva.

locutores-erros-que-deve-evitar

Antes de começar! Se você se empenhar de verdade e dedicar um tempo diário para a prática a leitura à seguir, vai se surpreender com os resultados que vai alcançar.

Os 10 Erros que Quem Está Iniciando como Locutor Deve Evitar

Tenho uma dica inicial pra você melhorar ainda mais os seus resultados (apenas a título de sugestão e se fizer sentido pra você): quando terminar a leitura, refaça toda a leitura e obterá ainda mais fluência.

Será que imitar um ídolo é uma boa alternativa?

Não buscar sua identidade vocal

É comum que iniciantes na locução tentem imitar locutores famosos ou adotem estilos que não são naturais para eles. No entanto, é importante buscar sua própria identidade vocal e desenvolver um estilo único.

Cada locutor tem suas peculiaridades e características que podem tornar sua voz especial e cativante. A autenticidade é um dos segredos para conquistar a atenção do público e construir uma carreira sólida.

O que você pode fazer é se inspirar no seu “ídolo” , isso sim é interessante. Tá certo que você tem um ídolo, admira ele demais, e acaba sem querer imitando, falando como ele, ou até mesmo fazendo a voz dele e tal…

Isso não é bacana, o seu ídolo tem a fama exatamente por ele ser ele mesmo, ou seja, ele tem a sua própria personalidade, o seu jeito de trabalhar. E é isso que transforma ele numa figura única. Você também é único, a sua voz é única, então procure trabalhar isso.

Eu sugiro que você leia bastante, que você estude, faça um bom curso, porque só o conhecimento transforma, só ele vai fazer que você de fato se torne um locutor diferenciado.

locutores-erros-que-deve-evitar

Fazer uma Voz que não é a sua

Isso que muitos locutores iniciantes devem evitar URGENTE! Ainda nessa linha de imitar um ídolo, não propriamente, mas fazer uma voz que não é a sua. Já me perguntaram diversas vezes, se é necessário ter voz grave para poder ser locutor?

A resposta é bem curta e direta, NÃO!!! Não é necessário , décadas atrás, talvez, as emissoras de rádios contratavam locutores se ele tivessem uma voz grave.

O saudoso Haroldo de Andrade contava o início dele no rádio, que era exatamente assim, ele foi descoberto por conta da sua voz grave, encorpada e tal.

Ouça abaixo Aberturas e vinhetas do Programa Haroldo de Andrade, um clássico do rádio carioca que foi líder de audiência na Rádio Globo RJ durante 6 decadas.

Mas hoje em dia não, não é o que o mercado está procurando. Se você prestar bastante atenção nos comerciais de TV, ouvir bastante rádio e, etc.

inclusive uma dica que eu dou, aprenda ouvindo o que os locutores publicitários estão fazendo de novidade, sua interpretação textual, as nuances e etc…

Se você prestar bastante atenção nesse comerciais, e até mesmo ouvir aqueles Trailers que passam antes dos filmes do cinema, você vai perceber que não se trata ali de vozes graves.

Claro, tem voz grave aqui ou ali, mas não é uma busca hoje do mercado. O que o mercado está buscando, são locutores de publicidades que saibam interpretar muito bem um texto, dar vida ao projeto, isso que é importante.

Nota: imitar alguém, é esquecer de ser autêntico! A voz ai não é um fator crucial para que você seja um bom Locutor.

Então se você está ai pensando: ahhh! Esse negócio de Locução não é pra mim não, eu não tenho voz pra isso.

Tira isso da cabeça que não tem absolutamente nada a ver, o que vai diferenciar você dos demais, é exatamente o seu conhecimento da Profissão.

Como foi dito, ler bastante, ouvir quem já está fazendo, interpretar o texto, fazer um bom curso de locução para pegar as técnicas, o caminho das pedras, enfim, estudar bastante, isso que vai fazer você se destacar e se tornar um Profissional.

Evite forçar sua voz em busca de um tom ou estilo específico, pois isso pode prejudicar sua saúde vocal a longo prazo. A prática de técnicas de respiração e aquecimento vocal é essencial para manter a saúde das suas cordas vocais.

Se você precisar de indicação de curso de Locução vou deixar dois Links de ótimos cursos que você pode estar conferindo de acordo com o seu bolso, são cursos conceituados no mercado e que vai te orientar da melhor forma.

Cursos de Locução:
  1. Curso de Locução Compact
  2. Curso Assim se Faz Locução

Locutores não gritem no microfone

Se você faz isso, pelo bem da sua voz, e se pretende seguir carreira como Locutor, por favor, não faça mais isso. Evitem gritar ao falar no microfone.

A voz é a principal ferramenta de trabalho de um locutor, e a saúde vocal deve ser tratada com a devida atenção.

Gritar, falar em excesso sem o devido descanso, abusar de substâncias que irritam as cordas vocais (como tabaco e álcool) e negligenciar a hidratação são hábitos prejudiciais que podem causar danos à voz a longo prazo.

locutores-erros-que-deve-evitar

Além disso, é essencial realizar exercícios de aquecimento vocal antes das gravações ou apresentações e procurar orientação médica caso surjam problemas vocais, como rouquidão persistente.

Como foi dito, e tem que ser dito várias vezes; leia bastante, leia em voz alta, faça exercícios, o microfone foi construído especialmente para amplificar a sua voz. É só uma dica rápida mesmo!

Esticar os finais de frase

Você já deve ter visto por ai, alguns locutores de lojas principalmente, mas isso acontece em qualquer área da Locução.

locutores-erros-que-deve-evitar

A forma errada:
Oiee, bom diaaaa! Venha visitaaarr a nossa lojaaa, estamos com um desconto, huuummm! Especiaaal”, bem melosa, e esticando o final das frases.

Pare URGENTEMENTE com isso…

Porque é o fim da picada, isso é horrível na Locução. uma crítica construtiva, não faça mais, até porque isso não acrescenta em nada na sua Locução. isso de fato não é uma Locução Profissional. Seja Natural.

A forma correta:
“Um bom dia para você que está passando, venha conhecer nossas promoções , estamos com uma promoção hoje incrível!” e blá blá blá, é isso.

Claro, você pode dar uma entonação, fazer uma impostação, mas não fique com uma locução melosa, seduza o seu ouvinte, mas de outra forma.

Locutores tenham humildade sempre

Acho que isso nem precisaria entrar como tópico, mas sim, existe muitos com deficiência nesse quesito, principalmente quem é cascudo na profissão, e você que está iniciando deve abordar muito bem isso

Humildade sempre, em qualquer setor, em qualquer carreira, tenha humildade sempre, ela é fundamental. Até pra que você aprenda coisas novas

a gente aprende todos os dias, seja um trabalho novo, um amigo de profissão, enfim, estou sempre aprendendo, e sempre disposto a aprender, nós não sabemos tudo nessa vida.

Subestimar a importância do feedback e da autocrítica

Receber feedback é uma parte essencial do crescimento como locutor. Não se deve encarar as críticas como algo negativo, mas sim como uma oportunidade de aprendizado e melhoria contínua.

É fundamental estar aberto a receber opiniões, seja de colegas de trabalho, instrutores ou mesmo do público. Além disso, desenvolver a autocrítica é igualmente importante.

Ouvir e analisar gravações próprias com um olhar atento para identificar pontos fortes e áreas que precisam de aperfeiçoamento ajudará a evoluir como profissional.

E nessa linha de erros de quem está iniciando como Locutor que devem evitar ou, deveriam evitar, trago um ensinamento do saudoso Locutor, Dee Jay, Music Producer, Tv and Cinema Voice-Over Alexander Rey Hunt.

Como assim, saudoso? Sim, Alexander Rey Hunt ou, Alex Hunt, como era chamado foi, um dos ícones do rádio brasileiro, nos deixou nessa leva da Covid19 em 11/12/2021.

Mas o bom da Internet é, que os ensinamentos ficam para sempre, ele nos deixou um legado de dicas sobre Locução, no qual vou deixar um vídeo, que ele próprio fala com bastante autoridade sobre o assunto deste tópico.

Os Mitos da Locução por Alexander Rey Hunt

Ignorar a importância do roteiro e da preparação

Um locutor deve ser capaz de comunicar uma mensagem de forma clara e eficaz. Para isso, é essencial dedicar tempo à preparação e ao estudo do roteiro antes de gravar ou apresentar um trabalho.

Entender o contexto do texto, conhecer o público-alvo e praticar a leitura em voz alta várias vezes são aspectos fundamentais para uma locução bem-sucedida.

A falta de preparação pode resultar em uma entrega inadequada, erros durante a gravação e até mesmo em uma má interpretação da mensagem que se deseja transmitir.

Não investir em formação e treinamento adequado

Como foi mencionado no Primeiro tópico 👆🏼 deste artigo, e vale muito a pena reforçarmos essa questão com algumas informações extras neste sétimo tópico.👇🏼

Um erro grave que alguns iniciantes cometem é acreditar que a locução é apenas uma questão de "ter uma boa voz". Embora ter uma voz agradável seja um ponto positivo, a locução é uma habilidade que requer treinamento, prática e desenvolvimento contínuo.

Buscar cursos de locução, aulas de dicção, técnicas de interpretação e até mesmo aulas de canto podem ser extremamente benéficos para aprimorar as habilidades vocais e artísticas.

Além disso, o treinamento adequado também ajudará a evitar o desgaste vocal e lesões que podem ocorrer quando não se utiliza a voz de forma correta.

Não utilizar pausas e ritmo adequados

Falar muito rápido ou não utilizar pausas estratégicas pode dificultar a compreensão do conteúdo pelo ouvinte. É importante manter um ritmo adequado, permitindo que a mensagem seja absorvida pelo público de forma clara e agradável.

Não atualizar o portfólio

Um portfólio atualizado é crucial para mostrar suas habilidades e conquistar novas oportunidades. Inclua amostras recentes de seu trabalho e diversifique os tipos de projetos para atrair diferentes clientes.

Não importa se você é um Locutor de Estúdio, ou faz uma Locução em Porta de Loja, sempre monte um Portfólio agradável para vários tipos de situações, para agradar diferentes tipos de contratantes.

Desistir facilmente

E pra finalizar essa questão sobre os 10 erros de quem está iniciando deve evitar, esse é um dos mais cruciais nessa questão toda, sim, vai existir obstáculos, mas até quanto você suportaria?

A carreira de locutor pode ser competitiva e desafiadora, especialmente no início. É fundamental manter a motivação, a persistência e a dedicação, mesmo diante das dificuldades iniciais.

O sucesso pode levar tempo, mas com empenho e aprimoramento contínuo, você pode alcançá-lo.


Como ganhar dinheiro com a voz

Aqui vai um BÔNUS, Além das dicas para locutores iniciante, o que eles devem evitar. Como ganhar dinheiro com a voz!

Trabalho Freelancer

Você, com certeza, já deve ter visto um comercial narrado na TV, ou uma vinheta no rádio. Muitas empresas contratam pessoas, exclusivamente, para trabalhos relacionados a voz. Como dublagem de filmes, narração de comercial, ler um livro etc.

Se você está pensando que este tipo de serviço é apenas para profissionais, está enganado. Qualquer pessoa pode trabalhar usando a voz! Acredite em mim, é possível! E você ainda recebe em dólar. Basta se inscrever no Voices

O Voices é gratuito, você pode entrar sem pagar nada e usar os recursos padrões, que já são muito bons. Mas, para aqueles interessados, o site também tem uma conta Premium, que custa $33,25 por mês, e dá algumas vantagens a mais.

Nota:
se você estiver interessado no Voices como um complemento para sua renda e não como fonte principal, não tem razão para você assinar a conta Premium. As funções da Premium servem para quem quer fazer do Voices um trabalho integral.

Enquanto há a possibilidade de você ser contratado por uma empresa, para fazer dublagens ou ser locutor de comerciais, há o outro lado que é de se trabalhar de forma autônoma ou como “freelancer”

locutores-erros-que-deve-evitar
ACESSAR VOICES

Locutor porta de loja(PDV)

Outra maneira também de faturar com a voz, é fazendo locução em Porta de Loja, o locutor hoje em dia está lucrando na faixa de R$200 à R$250 por dia numa carga horária de 5h, à 6h.

Tendo um faturamento mensal na faixa dos 4 mil reais, sendo que você precisa de um investimento inicial, para iniciar na Locução em Porta de Loja, além do preparo e treinamento específico para lidar com um público diversificado.

locutores-erros-que-deve-evitar
Equipamentos:
  1. Caixa Amplificada de qualidade
  2. Microfone sem fio de preferência
  3. Pendrive com músicas diversificada

Você pode também gravar anúncios para várias publicidades com seu Home Estúdio. Exemplo: Carro de Som, AudioBook, Espera Telefônica, Podcasts, VSLs e, etc…

Bastar ter um Computador ligado a Internet, se necessário, um microfone que pode ser USB e Software de Gravação, que existem gratuitos por ai, recomendo o Reaper e o Audacity.

O Microfone USB que indico é o Fifine-K688 que além de ter conexão USB, também tem conexão XLR que é, muito legal, porque, assim você não vai precisar investir em outro caso ocorra um upgrade de equipamento.

Esse microfone que você confere na apresentação abaixo está sendo vendido em sua loja no Aliexpress e se você quiser conferir mais detalhes é, só acessa o artigo sobre este microfone neste link

O ofício da locução de publicidade é divertido, oferece flexibilidade e pode ser muito lucrativo. É um negócio que movimenta milhões de reais, e quem possui uma voz comerciável já tem meio caminho andado.


Conclusão:

Em conclusão, começar uma carreira como locutor pode ser emocionante, mas também apresenta desafios que devem ser superados.

Evitar os dez erros mencionados acima - não investir em formação, ignorar a preparação, descuidar da saúde vocal, não buscar sua identidade vocal e subestimar o feedback - é essencial para construir uma carreira de sucesso na locução.

Com dedicação, treinamento e perseverança, os aspirantes a locutores têm a oportunidade de deixar sua marca única nesse fascinante universo da comunicação sonora.


As pessoas também perguntam

Qual é o salário de um locutor de rádio?

No cargo de Locutor se inicia ganhando R$ 1.247,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.994,00. A média salarial para Locutor no Brasil é de R$ 1.770,00.

Como tirar o DRT de locutor?

Para obter o DRT, o profissional precisa acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego e fazer a solicitação online. Após, ele deve pagar a taxa requerida, preencher o requerimento e, então, comparecer em um dos postos da Delegacia Regional espalhados pela cidade e apresentar a documentação exigida.

Qual é a diferença entre locutor e radialista?

Radialista é o nome dado a todo e qualquer profissional atuante em mídia de rádiodifusão, ou seja, toda mídia que seja transmitida por ondas, assim como o rádio e a TV. Exemplo de uso da palavra Radialista: É errado dizer que radialista é só o locutor de rádio.

Obtendo informações...

Sobre o Autor

Radialista apaixonado por séries, e tecnologia, adoro criar conteúdo, e motivar pessoas. Compre-me um café

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais
Consentimento de cookies
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.