Podcast: escolhendo o microfone ideal em 4 passos - Wallace Locutor .ıllı. Vinhetas, Porta de loja, Carro de Som

AdBlock Detectado

Desative seu AdBlock para poder acessar este site.

translate to english
PRECISANDO de um LOCUTOR para GRAVAR o Seu ANÚNCIO? Neste link

Tabela de Conteúdo

Podcast: escolhendo o microfone ideal em 4 passos

microfones-para-podcast

Sabe que a escolha do microfone ideal é essencial para os primeiros passos na hora de iniciar a gravação do seu podcast.

É necessário ter bastante atenção no tipo de dispositivo e logicamente utilização, e o ambiente de gravação tem que ser bastante favorável.

No mercado, é possível encontrar modelos com configuração para todos os gostos.

Os equipamentos de gravação podem caber em diferentes orçamentos. Veja, a seguir, cinco pontos para se atentar na hora de comprar um microfone para gravar podcast.


Podcast: como escolher um bom microfone?

Entenda o tipo de uso do microfone

Você primeiramente tem que entender como será a dinâmica do seu podcast, não existe um modelo ideal para o propósito, e sim aquele que vai lhe entregar um áudio de qualidade, conforme a execução do mesmo.

Existe microfones de vários tipos, basta você entender a capacidade direcional do microfone, pois isso influência e muito no seu projeto, e como o microfone vai captar o som de quem participa do seu podcast.

Os omnidirecionais conseguem captar o som de todos os ângulos, ou seja, qualquer direção. Se a intenção for gravar em grupo, esse se torna uma melhor opção. Mas…

Os dinâmicos podem ser uma boa opção para captar um som direto, ou seja, gravar sozinho, fazer entrevistas.

Esses tem uma captação mais direcional, e atenua os ruídos que venham ter no ambiente, ruídos indesejados.

microfones-para-podcast

Qual modelo de microfone ideal?

Aqueles microfones com a captação bidirecional, é uma boa para quem está gravando em dupla, esses captam o som na parte da frente e de trás.

Só posiciona-lo no centro da mesa e começar uma gravação do podcast com duas pessoas.

O microfones cardioides são bastantes conhecidos pela captação em forma de coração, pois ele é emitido na forma que está apontando. Este modelo é uma ótima opção para usuários de streaming.

Os modelos com configuração condensadora trabalha melhor em ambientes de estúdio, já os dinâmicos é ideal para ambientes abertos, pois retêm ruídos indesejados como foi mencionado acima.

Definir Orçamento

Vai depender muito da qualidade sonora que você pretende para produção do seu podcast, o valor pode variar.

No Brasil, é possível obter modelo de microfone com preços variados. O modelo FIFINE-K669, da própria FIFINE, pode ser uma boa opção para usuários que estão começando seu podcast.

Este microfone possui uma conexão USB, funcionando de forma instantânea com o PC, por ser Plug and Play. Ou seja, não precisa instalar nada para funcionar.

Para auxiliar na melhor captura do áudio do seu podcast, o modelo ainda possui um tripé de suporte que pode ser ajustado no ângulo que o usuário preferir.

O modelo pode ser encontrado direto na própria FIFINE MICROFONES, nas cores: verde, azul, preto, e rosa. Esse que você pode ver a abaixo.

Se interessou por ele, quer dar uma chance para este Microfone com entrada USB? Dependendo da cor que você escolher, e o câmbio do dolar você encontra à partir de: R$170 + Frete Grátis

microfones-para-podcast

Já para quem busca uma gravação mais arrojada, temos aqui 2 concorrentes FIFINE que batem de frente com o Microfone Blue Yeti, que podem ser uma opção.

O modelo possui múltiplos padrões de captação, ou seja, consegue trabalhar nas configurações cardioide, omnidirecional, bidirecional e estéreo.

A conexão com o computador é feita via cabo USB. Além disso, é acoplado a um suporte que permite ajustar a direção da captação de áudio.

O FIFINE que menciono são os campeões de vendas k690, e o k678, é uma opção disponível na loja FIFINE MICROFONES.

Confira de perto nos links abaixo

microfones-para-podcast microfones-para-podcast

Conexão USB ou XRL?

Se você me perguntasse isso lá atrás, diria sem errar, que a opção XRL era sem dúvida a melhor opção de escolha, diria, porque hoje isso não é mais importante.

Os microfones com conexão USB evoluíram tanto tecnologicamente, que além de ser uma opção barata, se torna uma opção para quem busca qualidade de áudio também.

De forma geral, é mais fácil encontrar dispositivos com conexão USB no mercado, que são mais simples de instalar: basta conectar o microfone ao computador e ativar o software de gravação.

Essa opção pode ser boa para iniciantes ou projetos de podcasts que sejam pequenos. Em projetos maiores, mais avançados, os microfones com conexão XLR podem entregar um trabalho mais completo.

Os dispositivos com esse tipo de conector possuem maior potencial para capturar áudios de melhor qualidade.

No entanto, é necessário também ter à disposição interfaces de áudio e, ou mesas de som com conexão phantom power.

Pois esse tipos de microfones condensadores exigem esse tipo de alimentação, o que encarece ainda mais o projeto

Esta opção também é indicada para podcasts que precisam de múltiplos microfones, o que aumenta a necessidade de configuração dos níveis de som e, inevitavelmente, a quantidade de cabos no ambiente.

Conclusão

Se você está procurando uma solução barata para transmitir o seu conteúdo de maneira satisfatória, acho que um bom microfone USB, já é um ótimo começo. 😊

Tudo depende do seu orçamento, e com o tempo você vai melhorando o setup, vai depender do seu crescimento, e os microfones USB vem ganhando um campo imenso no mercado.

💙 Gostou? Então compartilhe! Qualquer dúvida, deixe um comentário, terei prazer em responder!

Nota de transparência:
O site wallacefernandes.com.br mantem uma parceria comercial. Ao clicar nos links da loja, disponibilizados eu posso ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Radialista formado, ator, locutor, e produtor de audio. Já são mais de 15 anos de experiência na área da comunicação. Saiba mais

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais