Orçamento, dúvidas, críticas e sugestões. Como Gravar? Me Chame no Zap!

Microfone dinâmico: USB vs XLR, existe diferença?

microfone-dinamico-usb-xrl-diferencas

Antes de mais nada, deixa eu explicar o que é um microfone dinâmico, e o que ele representa. Um microfone dinâmico ópera como um alto-falante invertido. O diafragma é movimentado pela alteração da pressão sonora.

Isso movimenta a bobina, o que provoca um fluxo de corrente quando as linhas de fluxo do ímã são cortados. Os microfones dinâmicos são famosos por sua resistência e confiabilidade. Não precisa de baterias nem fontes de alimentação externas.

São capazes de produzir uma resposta suave ampla ou estão disponíveis com respostas "sob medida" para aplicações especiais. O nível de saída é suficientemente elevado para conexão direta à maioria das entradas de microfone, com uma excelente relação sinal-ruído. Exigem pouca ou nenhuma manutenção regular e, com cuidados razoáveis, manter o mesmo desempenho por muitos anos.

Microfones dinâmicos: Um confronto cara a cara contra USB e XLR

microfone-dinamico-usb-xrl-diferencas

Qual é a diferença entre ambos?

Se você me perguntasse um tempo atrás, eu responderia sem pensar duas vezes que o XLR é a melhor opção, mas hoje em dia tanto um, quanto outro prezam muito pela qualidade.

Os engenheiros ampliaram esse lado tecnológico da coisa, pensaram muito na estruturação do USB que hoje ficou páreo a páreo. Lógico que ainda existe diferença, mas são poucas…

Microfone Dinâmico USB:

  • Um vencedor claro em uma batalha de custo, mesmo que seja um microfone USB de uma marca bem conhecida.
  • Não é nada complicado acertar o som. Você pode obter instantaneamente um bom áudio.
  • Você vai perder muita alegria de ter tudo sob controle, mas menos é mais, não é?

Microfone Dinâmico XLR:

  • É caro, mas ao mesmo tempo você dá um passo mais longe de entrar pela porta.
  • Ele se tornará bastante direto apenas quando você tiver alguma experiência de áudio.
  • Como explorar coisas? Um microfone XLR que requer mais equipamentos para funcionar é para você.

Mas você basicamente sabendo o que se refere um microfone dinâmico XLR, sabe-se que ele precisa de uma placa de audio, ou mixer com alimentação fantasma (Phantom Power) para funcionar.

microfone-dinamico-usb-xrl-diferencas

Os prós do microfone USB

Além de tudo que já citei acima, vou listar mais algumas razões de porque microfones USB são boa opções para você:
  • São ótimos para captar vocais, seja no home studio ou em um setup móvel;
  • Você pode usa-lo para gravação de podcasts, para rádios on line e chats;

Adquirir um microfone profissional deve sempre estar em sua lista para compras futuras, mas se a grana for curta um microfone USB é a saída.

Os contras do microfone USB

Saber quando usar e quando não usar um microfone USB é crucial se você está planejando dar uma melhorada no seu equipamento. Vou listar algumas desvantagens que encontrei para dar uma perspectiva melhor
  • Em primeiro lugar, se você usar um microfone USB, não é possível conectar junto um pré-amplificador externo;
  • Não é possível conecta-lo à uma mesma interface com outro microfone;

Sobre essa questão de pré-amplificador que é utilizado nas interfaces de audio para microfones XRL, hoje muitas marcas trazem isso nos seus microfones USB.

Vou citar como exemplo aqui, um ótimo microfone, além de vários dessa marca, que são os FIFINE, em particular, o FIFINE-K658, que chegou para impactar o mundo dos Podcast.

microfone-dinamico-usb-xrl-diferencas

Microfone dinâmico USB, ideal para músicos, podcast, e estúdio de gravação

Não lhe pareceria tão estranho por ser um microfone USB tipo C se você já teve uma grande expectativa dele apenas olhando para sua aparência.

Por uma razão protocolar, não funcionaria com todos os cabos de carga do smartphone. Mas não há necessidade de testar com outro cabo, o incluído vai durar muito tempo!

E ele olha mais para uma tendência futurista do que um micro-USB envelhecido e faz mais sentido ter uma conexão tipo C em 2021. É construído para ser usado logo de cara. Assim, mesmo que a conexão XLR resista ao teste do tempo, ela é descartada deste microfone.

A configuração USB irá rapidamente levá-lo para longe do arrependimento de ausência XLR, por sua conveniência plug-and-play no Windows, Mac e até mesmo um console Play Station.

Além disso, um microfone dinâmico adequado com o preço mais barato está em torno de R$ 560, mas ao reunir o complemento necessário. E se você preferir uma forma autônoma de microfone que lhe dá mais presença, o preço pode subir para o dobro de um K658.

Um verdadeiro tanque de guerra. A construção metálica adequada, pode ser o cavalo de trabalho para o seu trabalho diário.

Com um mini tripé incluído, você não precisa empinar a mochila com um suporte de podcast pesado se você tirar o microfone para uma gravação em movimento. Embora eu recomende um braço articulado para uso com o microfone no estúdio doméstico.

O que difere você do resto se todos transmitirem o mesmo jogo?

Você tem que ser arrogante para chamar a atenção. Pelo menos, você realmente deve ser subestimado, o que pode conter a inspiração de sua criação de conteúdo.

Em seguida, este microfone com um mostrador de volume gigante vai caber na presença swagger perfeitamente. Se a coisa de ponto parece desanimador para você como um streamer profissional, as luzes RGB vão fazer o truque e obter o seu jogo agir juntos.

Eles não brilham apenas no mostrador, mas brilham no suporte de choque (shock-mount). Sim, você ouviu bem, o microfone vem com sua própria montagem de choque.

E o que realmente é bom é que a luz não emite a partir da montagem de choque, mas se reflete! As fontes RGB estão realmente escondidas debaixo do microfone.

Em termos práticos, é atraente, mas não esforça os olhos nem desperdiça energia extra para acender as luzes. Se não for apropriado para algum cenário, você pode desligá-lo pressionando o botão liga/desliga na parte de trás do microfone.

Deixe todas as armas brilharem
  • Construção metálica
  • Clareza high-end
  • Controle de microfone
  • Monitoramento de baixa latência
  • Botão mudo rápido

É tão silencioso quanto uma dinâmica comum, mas não tão silencioso para fazer uma pré-amplificação externa necessária para obter algum volume decente de som.

Se você não se acostumou a se inclinar perto de um microfone, o melhor truque do FIFINE – a clareza high-end terá você coberto. Mas de qualquer forma, é sempre bom manter uma distância consistente de 1 palmo falando em qualquer microfone.

A cápsula não é superficial até que você retire o filtro pop parafusado na parte superior. Ainda está bem protegido por um topo de malha de metal.

E há uma certa distância do topo do microfone para a cápsula, além do filtro pop conectado, a redução de plosivos está fora da escala.

Como resultado, compensa um pouco a falta de falar muito perto de um microfone dinâmico. Dadas todas essas características, isso vai aumentar imensamente o seu jogo!

Mas ele vai levá-lo para outra liga, você pode ter que prestar um pouco mais de atenção para a definição de nível e distância de falar.

Rejeição de ruído, elogiado com os controles semelhantes à interface, você está prestes a ganhar em todos os aplicativos que você usa neste microfone.

Ele até lembra um pouco aqueles microfones da Shure, o famoso e não tão barato assim, Shuresm7b, que também é muito utilizado em estúdios de podcast, rádio, música e gravações em geral.

microfone-dinamico-usb-xrl-diferencas

Conclusão

Você recebe os benefícios de um microfone dinâmico, mas sem a desvantagem de gastar o extra. Não há necessidade de um pré-amplificação ou uma interface de áudio porque ambos foram incorporados neste microfone sem perder muitos de seus méritos.

Você ainda tem um mostrador de volume de tamanho gigante, que também serve como um botão mudo, bem como um monitoramento de fone de ouvido de baixa latência.

Você não pode misturar entre o nível de reprodução do microfone e o som do computador. Mas o recurso de resgate é que ele oferece um monitoramento de baixa latência.

E você ainda pode ouvir passos de forma clara e oportuna em seus jogos FPS, não faltando nenhuma informação de áudio valiosa. A rejeição de ruído é tão grande que mesmo se você se mover fora do eixo ainda não haverá muito som de fundo será captado.

O resultado previsível é que sua voz pode ficar um pouco abafada, mas o impacto pode ser extremamente minimizado com este K658 para seu mostrador de volume no corpo.

Não é o modelo que pode ser definido e esquecido, mas você pode fazer ajustes rápidos para sempre ter a melhor qualidade de áudio.

Um botão mudo literalmente deve silenciar o microfone, mas muitos no mercado não conseguem fazê-lo. Não é o deste FIFINE K658! Ele corta suavemente o microfone sem ruídos perceptíveis ao seu streaming.

Se você ficou interessado neste super modelo da Fifine-k658, vou deixar o link da loja para você encomendar o seu ainda hoje. Ficou alguma dúvida? Deixe-me saber comentando logo abaixo.

Nota de Transparencia:
O site wallacefernandes.com.br mantem uma parceria comercial. Ao clicar nos links da loja, disponibilizados eu posso ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Sobre o autor

Radialista apaixonado por séries, e tecnologia, adoro criar conteúdo, e motivar pessoas. Compre-me um café

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais
Consentimento de Cookie
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops! 😅
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detectado!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Desculpe! Este site não está disponível em seu país.