Orçamento, dúvidas, críticas e sugestões. Como Gravar? Me Chame no Zap!

7 Passos: Como se tornar um Locutor profissional

Vamos abordar os 7 Passos para se tornar um Locutor profissional, e construir a sua independência financeira...

Alguém já te disse que você tem uma voz boa. E, como resultado, você deve ser um Locutor? Talvez, você está pensando em como se tornar um Locutor?

Uma voz agradável e um tom agradável o diferenciam como profissional em sua área. No entanto, vozes naturais e coloquiais estão em alta demanda hoje.

Como-se-tornar-um-Locutor-profissional
© Wallace Fernandes - 7 Etapas para se tornar um Locutor Profissional

Como se tornar um Locutor profissional?

Mas como você começa neste campo? Você sabe o que está fazendo? Acredita que pode se adaptar e, por isso, quer investir nessa área?

Vou orientá-lo através das etapas para se tornar um Locutor de sucesso neste artigo. Confira!

Aprenda sobre o mercado

Em qualquer profissão, você deve entender como funciona o mercado e a profissão específica. Como tal, o primeiro passo é conduzir pesquisas e entrevistar especialistas na área.

Você sabe quais são os segmentos da Locução?

Você pode trabalhar em relações públicas, comerciais para televisão, rádio e mídia eletrônica. Ou você pode ser um comunicador de sistema, executando URAs, inteligência artificial e assim por diante.

Pode inclusive, montar o seu home estúdio e, oferecer serviços de gravações para quem precisa divulgar a sua marca, seja nas mídias sociais, carros de som e, etc...

São tantos segmentos! Investigue cada um deles cuidadosamente para determinar qual deles funciona melhor para você.

Capacite-se

Depois de aprender sobre as oportunidades que uma carreira como Locutor profissional oferece, um lugar para começar a aprender é por meio de cursos.

Como-se-tornar-um-Locutor-profissional

Se tiver oportunidade, procure uma universidade ou um curso técnico.

Eles vão te informar como atuar nesse mercado, como ele está dividido, como cada um deles funciona, e como classificá-los. Uma educação sólida servirá de base para todos os seus empreendimentos futuros como Locutor profissional.

Saiba mais sobre a cessão de direitos da voz

Existem regras no mercado da Locução. Uma das mais significativas é a cessão dos direitos de voz. Ou seja, ou você vende sua voz por um determinado período de tempo ou não.

Por exemplo, em um local de escrita, você abre mão da voz por tempo indeterminado porque esse tipo de trabalho faz parte do entretenimento e da cultura.

O mesmo percurso também pode servir de locução para vídeos institucionais, treinamentos e outros fins. Por ser de uso interno em empresas, o uso ilimitado da voz não prejudica sua carreira.

No entanto, existe um uso específico no mercado comercial. Vale a pena fazer uma transição de três meses a um ano no local de relações públicas para empresas de TV e mídia eletrônica.

Isso pode afetar tanto o valor do seu carro quanto toda a sua carreira.

Deve ser estabelecido um prazo no mercado de sistemas de telefonia. Quando se trata de sistemas de voz URAs e IA, a faixa etária média está entre 3 e 10 anos. Existe um investimento significativo na criação do sistema com a sua voz.

Da mesma forma, o pagamento é maior. Já houve casos em que o profissional é pago regularmente para manter a localização do sistema, recebendo o pagamento no início da gravação e depois de forma regular.

Nota:
lembre-se que a gravação é um serviço! Além disso, você será solicitado a parar de usar sua voz.

Conheça os Serviços Técnicos da Gravação

Agora, cada Locutor está gravando em sua própria casa. Além disso, é necessário um kit de gravação.

Antes, os Locutores não dispunham de todo equipamento técnico e conhecimento. Eles tiveram que pagar por uma hora em estúdio. Tanto o cliente quanto o locutor precisavam contratar um estúdio ou um técnico de som.

Como-se-tornar-um-Locutor-profissional

Portanto, se você adquiriu habilidades técnicas e equipamentos, também deve pagar por eles. Deve ser pago no local. Porque houve investimento em software, hardware, tecnologia, conhecimento e know-how. Custa dinheiro aprender!

Gerencie suas contas de mídia social

Se você deseja ser um Locutor público, deve estar ciente de que sua vida pessoal e profissional estão intrinsecamente ligadas.

Na realidade, isso se aplica a qualquer profissional hoje.

O RH das empresas bisbilhota as redes sociais dos candidatos para saber como eles se comportam, e com o Locutor não é diferente.

Se sua página do Facebook ou perfil do Instagram estiver cheio de spam, isso afetará a contratação ou não de uma grande corporação. Você deve se tratar como um produto em várias formas.

Como-se-tornar-um-Locutor-profissional

É fundamental que profissionais como atores, cantores, acreditem na existência de um produto. Ou seja, existe uma pessoa física, mas também existe um produto.

Como resultado, considere sua voz como uma venda. Como você usa este produto? Qual é a posição dele no mercado?

Quer comprar algo com embalagem falsificada? O que faz as pessoas pensarem negativamente sobre ele? Então, você vai querer isso? Não…

Invista em conhecimento

O investimento mais importante de todos é o conhecimento. Mas não apenas cursos, como mencionei anteriormente.

Você deve ter conhecimento técnico completo de como trabalhar com sua voz. Como resultado, cursos mais especializados serão necessários.

Você precisará consultar um fonoaudiólogo para trabalhar alguns problemas de voz e transmissão. Se puder, se tiver problemas vocais... É um investimento! Saber como funciona e como usar.

Outro conhecimento técnico que todo locutor deve ter hoje em dia é o conhecimento de hardware e software. Você deve saber o que usar.

Montar um home estúdio é caro, mas é preciso ter, no mínimo, um ambiente com uma boa acústica e ecologicamente correto.

Tenha Uma boa rede de trabalho

Faça do networking uma prioridade!

Por isso não adianta enviar uma demo para outros profissionais se ela não for boa, independente de como foi gravada.

A legalidade de construir uma rede em tenra idade não é apenas consolidar o conhecimento material e técnico, mas também encontrar as pessoas certas na hora certa.

Resumão

Um rápido resumo do que foi comentado aqui neste artigo de Como se tornar um Locutor Profissional, e como obter sucesso nessa profissão, sugiro, que salve este artigo em seus favoritos.

  1. Compreenda a natureza do trabalho:
    Aprenda sobre as habilidades e responsabilidades de um locutor, incluindo anunciar, narrar e falar com clareza e inflexão.
  2. Desenvolva sua voz:
    Aprenda técnicas de respiração, pronúncia e entonação para ter uma voz clara e expressiva. Pratique falar em público para melhorar sua confiança e habilidade.
  3. Conheça seu público:
    Compreenda as necessidades, preferências e expectativas do seu público-alvo. Isso ajudará a moldar sua mensagem e a conectar-se com sua audiência.
  4. Aprenda a escrever:
    Aprenda a escrever com clareza e concisão, para que suas palavras sejam bem recebidas pelo público.
  5. Tenha conhecimentos gerais:
    Mantenha-se informado sobre os assuntos mais recentes e tendências para que você possa conversar de maneira informada e interessante.
  6. Adquira habilidades técnicas:
    Aprenda sobre equipamentos de gravação e edição, e desenvolva habilidades em software de produção de áudio.
  7. Networking:
    Conecte-se com outros profissionais de rádio e na indústria da voz para ampliar suas oportunidades de trabalho.
  8. Pratique, pratique, pratique: Grave suas apresentações e ouça-as para identificar oportunidades de melhoria. Mantenha-se ativo em oportunidades de voluntariado ou pequenos trabalhos para desenvolver sua habilidade.
  9. Seja profissional:
    Mantenha-se pontual e preparado para suas apresentações, e trate todos os seus colegas e superiores com respeito e consideração.
  10. Não se desanime: Aprender a ser um locutor pode levar tempo e esforço, mas continue se esforçando e acreditando em si mesmo. Encontre apoio em mentores e colegas, e continue a buscar oportunidades para melhorar e avançar em sua carreira.

Considere isso antes de aspirar a ser um Locutor profissional, mesmo que você tenha uma boa voz! Quer saber mais sobre o mundo do Locução? Faça parte da nossa lista vip para receber conteúdos como este!

As pessoas também perguntam

Qual é a diferença entre locutor e radialista?

Radialista é o nome dado a todo e qualquer profissional atuante em mídia de rádiodifusão, ou seja, toda mídia que seja transmitida por ondas, assim como o rádio e a TV. Exemplo de uso da palavra Radialista: É errado dizer que radialista é só o locutor de rádio.

Quanto tempo dura o curso de locutor?

Nos cursos técnicos, a duração é de um ano e meio. Já na modalidade tecnóloga, pode variar de dois a três anos, mas existe muitos cursos livres em EAD.

O que fazer para trabalhar na rádio?

Para trabalhar em rádio ter uma boa locução é fundamental. Por isso, um curso online de locução pode ser uma excelente maneira de você desenvolver o seu lado locutor. Nesses tipos de curso você vai trabalhar a projeção e entonação da voz, assim como a respiração, articulação e uso da voz.

Sobre o autor

Radialista apaixonado por séries, e tecnologia, adoro criar conteúdo, e motivar pessoas. Compre-me um café

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais
Consentimento de Cookie
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops! 😅
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detectado!
Detectamos que você está usando uma Extensão de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em sua Extensão de bloqueio de anúncios.
Site está bloqueado
Desculpe! Este site não está disponível em seu país.