Para ter sucesso como Locutor, leia essas 5 dicas. - Wallace Locutor .ıllı. Vinhetas, Porta de loja, Carro de Som

AdBlock Detectado

Desative seu AdBlock para poder acessar este site.

translate to english
PRECISANDO de um LOCUTOR para GRAVAR o Seu ANÚNCIO? Neste link

Tabela de Conteúdo

Para ter sucesso como Locutor, leia essas 5 dicas.

locutor-dicas-sucesso

Hoje quero compartilhar com você 5 dicas para você ter sucesso como locutor, ou seja, evoluir como locutor comercial.

Mas para orientar, a gente não pode garantir 100%, não seria legal dizer isso, né? Mas são 5 detalhes, 5 itens que vão colaborar e muito para você ter sucesso como locutor a partir de hoje!

5 dicas para realmente você ter sucesso como locutor

Essas 5 dicas é especialmente para quem está iniciando como locutor, ou se você já está na área e de alguma forma não está conseguindo executar bem.

Não está conseguindo conquistar clientes, não está conseguindo fazer uma demonstração comercial interessante, não tem ideia de como abordar novos clientes, novas propostas comerciais, e etc…

Então vou passar aqui 5 dicas que podem dar um norte pra você está conquistando mais clientes. Pra você melhorar também a sua presença como locutor, a sua demonstração comercial como locutor (a), como negociar isso e muito mais…

O que é preciso para ter sucesso como locutor, então?

Estudar o mercado da locução

Se você deseja realizar uma ação no mercado de locução, precisa saber como está esse mercado. Uma das recomendações é que você assista aos comerciais de TV, ouça bastante Rádio. Ouça mais comerciais no Rádio do que Música.

Você tem que consumir tudo de comercial no Rádio, para saber o que o pessoal anda fazendo, quais são as novas tendência, o que está acontecendo no mercado publicitário.

Um outro detalhe importante também, é você segmentar! Mas como assim segmentar? Sim, é entender o teu perfil, onde você se encaixa melhor.

Estilos de Locução:

1. Locução de varejo:

Estilo de locução que enfatiza as ideias de urgência (é só amanhã, é só neste final de semana) e oportunidade (aproveite, não perca). É utilizado principalmente em peças publicitárias ou promocionais

2. Locução Clássica / Institucional:

Estilo de locução em que o foco é a credibilidade. Costuma ser usado em peças publicitárias, institucionais, corporativas, e-learning, treinamentos, conteúdos educativos ou acadêmicos, campanhas políticas, documentários, games, esperas telefônicas e URAs, entre outras aplicações.

3. Locução Coloquial/Natural:

Estilo de locução próximo a uma conversa para criar empatia e proximidade com o ouvinte. Pode ser empregado em peças publicitárias, institucionais, corporativas, e-learning, treinamentos, conteúdos educativos ou acadêmicos, campanhas políticas, podcasts, documentários, games, esperas telefônicas, URAs e audiobooks entre outras aplicações.

4. Locução Caricata:

Estilo de Locução em que se Realiza Imitações e Tipos Críticos, Personagens e Caricaturas Vocais. Costuma ser usado em peças publicitárias, conteúdos educativos, campanhas políticas, Podcasts e games, entre outras aplicações.

5. Locução Promocional:

Estilo de locução típico de ações promocionais, chamadas, vinhetas, teases e promos de programas de rádio, TV ou internet.

E Por ai vai… então nós temos diversos tipos de Locução, ao qual seu perfil vocal pode se dar melhor. Então o legal é você entender esse mercado, saber onde você pode atuar melhor, onde você tem mais potencial mesmo para atuar, e você vai conseguir atender aquela demanda com muita QUALIDADE.

Então estuda bastante o mercado, assista bastante comercial de TV, no cinema, preste bastante atenção nos comerciais que passam antes dos filmes. Veja como está sendo feito, como os locutores estão falando, e principalmente como eles estão interpretando

Pratique preços médios na Locução

locutor-dicas-sucesso

Uma frase bem importante para você colocar na sua cabeça… QUEM VEM POR PREÇO, VAI EMBORA POR PREÇO!

Ahh! Mas eu estou começando, como eu vou cobrar igual ao pessoal que já está no mercado a muito tempo?

O que eu sugiro que você faça, é no estudo que você fizer para entender o mercado, entenda também qual é o preço médio que está sendo praticado. Então o que você pode estar fazendo?

Liga para uma agencia de publicidade, liga para uma produtora de áudio, para um estúdio, para uma produtora de vídeo, enfim, veja quais são os preços praticados.

E os valores que forem apontados, faça uma média, e cobre à partir destes valores. Não é porque você está começando, que você deve cobrar um valor lá embaixo para poder atender ao mercado.

Se você estiver pelo menos dentro da média, você vai conseguir atender bem, estará aplicando valores interessantes no mercado, até para não desvalorizar a classe.

E dentro de um preço médio, é interessante você conseguir ingressar no mercado. E quando você vai sentir o momento de entrar de vez com os preços praticados no mercado?

Quando você estiver realizado um bom número de trabalhos, e o mercado já te conhecer, já saber quem é você, o seu perfil vocal, já saber o tipo de mídia você pode gravar, e etc…

Tenha uma demo com seus trabalhos como Locutor.

Todo locutor sabe muito bem a importância que tem uma DEMO. Se você é locutor, e não tem uma demo muito bem construída, tem alguma coisa errada ai, certo?

locutor-dicas-sucesso
Imagem Meramente Ilustrativa

O que você acha interessante ter numa demo?

Pegar aqueles 8 minutos de gravação que você fez para um E-learning por exemplo e mandar para um cliente? Pegar aqueles 3 minutos de um vídeo institucional que você gravou, e mandar para o cliente?

Leia também: Como criar uma demo de locução

Não, esse não é o correto, esqueça isso! O legal mesmo é você fazer um DEMO REEL, que nada mais é, um demonstrativo dos seus trabalhos. O interessante é que esse demo reel, tenha mais ou menos, 1 minuto e meio, até 2 minutos no máximo.

Dentro desse tempo você coloca pedaços de diversos trabalhos que você já executou. Em 2 minutos por exemplo, você pode colocar 20 segundos de cada trabalho que você já executou. Veja exemplo de DEMO REEL em vídeo abaixo

E o mais interessante ainda, é que você coloque trabalhos diferentes, para que agências, cliente, produtor, ou seja, a produtora que vai te contratar, tenha noção do seu trabalho. Até onde eles conseguem chegar com você, pra que ele conheça a versatilidade do seu trabalho.

Então crie um bom DEMO REEL, escolha aqueles trabalhos mais legais que você fez, e coloque ai dentro desses dois minutos, que vai ficar super legal. Exemplo de DEMO REEL em áudio abaixo.

Como divulgar o seu trabalho de Locução.

Depois que você criou o demo reel, você tem que distribuir esse material, para agências, produtoras, e diversos outros tipos de clientes que possa querer atender.

locutor-dicas-sucesso
Imagem Meramente Ilustrativa

E como você pensa em fazer isso? Entrar num site de uma agência, ou produtora, e catar aquele e-mail que está ali no site e enviar? Será que vai chegar, será que não vai cair no Spam?

Eu acredito que a melhor maneira, é que você ligue para essa produtora ou agência, e pergunte pelo responsável do Casting Artístico. Ou simplesmente diga: "Sou locutor (a), gostaria de disponibilizar a minha demo, para quem devo encaminhar?”

Ai você vai ter um direcionamento exato, é um tiro certeiro na pessoa certa. Pode ser que essa pessoa não te responda, mas pelo menos caiu no e-mail do setor certo.

O interessante mais ainda, é que depois você ligue novamente confirmando o e-mail enviado. Pode acontecer da pessoa não receber, ou então receber, e dessa forma, você faz com que a pessoa tenha curiosidade em ver o seu material.

E o mais importante é você ficar cadastrado no banco de dados deles, e se surgir algo no seu perfil, eles vão te chamar. E o mais interessante ainda é criar um diferencial.

E o que seria esse diferencial na Locução?

locutor-dicas-sucesso
Imagem Meramente Ilustrativa

Podem ser mil coisas… o importante é que você desperte a sua criatividade. Crie coisas interessantes, coisas inovadoras…

Um exemplo muito legal, e ao mesmo tempo criativo, e que você pode estar utilizando, é fazer um case com seus trabalhos (KIT DE VOZ) num pendrive.

Porque as vezes você mandar e-mail sem indicações de amigos, ou as vezes só pegando e-mail pelo site, nem sempre funciona. Pode até funcionar, mas em pequena escala. Então surgiu uma ideia, e que você meu caro locutor, pode estar utilizando.

Criar um pendrive com sua marca, na verdade é um cartão de visitas com todos os seus dados, contatos, e o seu demo reel junto.

locutor-dicas-sucesso
Imagem Meramente Ilustrativa

E nessa hora você não pode errar, produza um portfólio bem profissional mesmo para colocar nesse pendrive.

Uma ótima dica, é contratar um profissional que tenha acesso ao prédio da produtora, se for o porteiro desse prédio, melhor ainda, pois tem livre acesso e pode encaminhar o teu material.

Porque se você fosse pessoalmente levar esse material em cada agência, pode ser que você poderia esbarrar nessa falta de tempo desse pessoal para lhe receber. Basta você usar a sua criatividade, ter o bom senso em investir na sua carreira.

Porque isso tem um investimento, você tem que pagar o material a ser impresso, contratar uma gráfica, tem que criar o demo reel, colocar isso num pendrive.

Enfim, uma maneira de como você deve abordar no mercado, como você deve chegar no seu cliente. Chegue num modo inovador com um bom demo reel que isso será um diferencial para você.

Seja natural na Locução.

Eu sempre falo isso, e repito milhões de vezes se for preciso, toda vezes que o assunto for locução, a gente tem que sempre abordar isso, NA-TU-RA-LI-DA-DE.

É super legal e normal ter um ídolo, mas não é legal você querer imita-lo. Você pode tê-lo como referencia… é diferente, uma referencia, e uma imitação.

Ahh! Mas o meu ídolo deu certo, ele estourou, ele é um grande sucesso, ele é famoso, faz muitos trabalhos... Sabe porque ele conquistou tudo isso?

Porque ele sempre foi natural, ele explorou os potenciais da voz que ele tem, que é exatamente a mesma coisa que você tem que fazer. Um dos maiores diferencias que você tem é a sua voz, então nada melhor que você usa-la como seu beneficio.

A sua voz é única, só você tem essa voz, só você tem esse jeito de interpretar. Então explore isso, muito mesmo…

Agora querer imitar o seu ídolo, pode levar você ao ridículo, sem exageros, Vamos supor que eu seja um grande fã do Locutor Jorgeh Ramos.

Não que eu não seja, mas vamos supor que eu seja um master fã do cara. Infelizmente ele faleceu em 2014, e deixou um legado de locução publicitária enorme.

Fez inclusive diversos traillers para o cinema, chegou a fazer mais de 10 mil trailers, e marcou os trailers no Brasil. Quem nunca ouviu a voz do Locutor Jorgeh Ramos num Trailer?

Eu tenho muita certeza e segurança para lhe dizer, que se você usar a sua naturalidade, você vai conseguir navegar num mercado muito maior. Explore o maior recurso que você tem como locutor(a) é a sua voz única.

Então é isso locutores do meu Brasil varonil , foram as 5 dicas que te deram um norte para que você possa conquistar o mercado de locução publicitária de uma forma muito melhor

Consiga conquistar bons clientes, consiga entrar de vez no mercado publicitário e consiga ganhar bastante dinheiro, ficar famoso quem sabe, e dar muito certo, é isso que eu espero pra você!

Deixe o seu comentário abaixo, seja parte ativa neste blog! Até o próximo conteúdo!
Radialista formado, ator, locutor, e produtor de audio. Já são mais de 15 anos de experiência na área da comunicação. Saiba mais

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais