PRECISANDO de um LOCUTOR para GRAVAR o Seu ANÚNCIO? Saiba mais

Tabela de conteúdo

Photoscape X Pro – O software de edição que você (provavelmente) não conhecia.

Photoscape_editor_foto

Existem pacotes de edição para editar suas fotografias, algumas delas realmente simples de usar como Luminar 4, Lightroom, e algumas delas mais complicadas como ON1 Photo Raw e Photoshop.

Mas há um software que eu constantemente volto por várias razões, e este software acessível é uma grande opção para as vezes que você precisa de algo que é apenas um pouco diferente.

Muitos anos atrás, quando eu estava descobrindo pacotes de software, eu me deparei com o Photoscape X Pro. Fiquei impressionado com sua simplicidade, e usei muito para fazer edições rápidas, como correções de rotação e exposição rápida.

Mas como não oferece edição não destrutiva, e é edição crua não é tão bom quanto os outros, às vezes foi deixado de lado enquanto eu enfrento programas mais avançados.

Mas toda vez que eu preciso de uma edição rápida de um jpeg, de-fisheye um fisheye shot (mais sobre isso mais tarde) ou precisa fazer um pôster, ou algo criativo, eu continuo voltando para Photoscape X Pro.

Agora com a versão atualizada para 4.2.1, o software está ainda melhor, e então eu pensei em rever os pontos bons e ruins do PhotoScape X.


Photoscape X Pro: O Lado Bom.

Estar acostumado a editar rotineiramente em Darktable, Photoshop e Gimp ultimamente, é muito fácil pegar o Photoscape X Pro novamente e descobrir o que ele tem de interessante... E há muita coisa.

O modo Viewer é um excelente modo semelhante às visualizações lighttable e catalogação de outros softwares, onde você pode ter todas as suas imagens na tela de uma só vez, visualizá-las, escolher várias imagens para edição em lote e muito mais.

É algo que eu devo ter nos meus pacotes mais usados, e significa que você pode ter controle total do que você está editando comparando diretamente na tela depois e durante a cada edição.

Photoscape_editor_foto
O modo visualizador

A edição no Photoscape X Pro dá todas as ferramentas que você precisa, e jpegs são manuseadas de forma surpreendente. Você terá controle total como em qualquer outro software de sua imagem, e há máscaras que você pode usar para atingir áreas específicas.

Há também dezenas de coisas extras que você pode fazer que estão todas ao toque de um botão. Há controle total de cores para fazer imagens monocromáticas, controles de perspectiva completa, filtros de cores, filtros de efeitos, simulações de filme, sinalizadores solares e controles infinitos sobre a adição de texto e imagens extras à sua foto.

image_title_here
O modo de edição padrão (você pode fechar os painéis esquerdo e direito)

image_title_here
O módulo Color onde você pode fazer seu trabalho principal.

A edição em lote é simples de usar para redimensionar imagens, alterar o visual das imagens, renomear imagens, alterar formatos de imagem e muito mais.

É rápido, é eficaz, e há muito que você pode fazer com ele.

Uma das muitas grandes características é o criador de colagens. Isso é muito bem montado, dá-lhe um monte de opções e uma ferramenta extremamente útil.

Para muitas pessoas, é uma das principais razões pelas quais eles usam o Photoscape X Pro, e uma vez que você use, você vai entender por que eles usam.

O mesmo pensamento foi colocado na opção combinar, e novamente lhe dá um monte de opções para combinar imagens em várias linhas etc. Como no vídeo abaixo.

há muitos para escolher, em uma variedade de estilos e diferentes implementações. Sem barulho ou faffing, basta escolher o que você quiser e aplicar, ajustar quaisquer parâmetros e você terá belas bordas em pouco tempo.

Na área onde você pode mudar a perspectiva e fazer outros ajustes semelhantes, você também pode adicionar um efeito olho de peixe, mas o principal bônus deste recurso é que se você editar uma foto retilinear ou olho de peixe e usar a configuração olho de peixe em valores negativos, ele irá perfeitamente desaquirço a imagem.

Uma característica absolutamente incrível que é imperdível para as pessoas que usam lentes de olho de peixe. Você também pode criar GIF's com o módulo GIF, Imprimir a partir do módulo de impressão e muito mais além. O software é realmente notável, como mostra o vídeo abaixo..

Photoscape X Pro: O Lado Ruim.

Não há nada de muito errado com o Photoscape X Pro, mas há algumas coisas que outros programas podem fazer melhor.

Imagens brutas não têm tanta latitude quando você as edita no editor como em outros editores brutos. Você não será capaz de recuperar os destaques ou sombras tanto quanto você pode em algo como Capture One, por exemplo.

Isso não é dizer que seja ruim, e é mais do que adequado para a maioria das edições.

O mascaramento tem grandes penas e controle, mas não tem a inteligência de alguns programas, então você precisará de uma mão firme para um trabalho preciso caso precise ser incrivelmente preciso.

É um software destrutivo, então se você cometeu um erro, você tem que desfazer passo a passo até chegar ao ponto que você cometeu o erro

Ele tem suporte de camada limitada para determinadas funções, e eles não são de forma alguma tão funcionais quanto nas principais versões de software.

Isso é realmente sobre isso, tanto quanto negativos ir para este software. São cerca de R$147,45 no momento que este artigo foi escrito para comprar nas lojas Windows e Apple, e há algumas atualizações todos os anos, além disso está à venda de vez em quando.

Se você estiver disposto a usar o PhotoScape X é só baixar a versão gratuita para Windows 10, e Mac. Mas se quiser ver o preço atual e quiser comprar, é só verificar NESTE LINK
PhotoScape X Grátis Compatível com Windows 10 (versão 1709 ou posterior, 64 bits)
PhotoScape X Grátis Compatível com macOS 10.12 ou posterior

Conclusão:

Pense no Photoscape X Pro como um canivete suíço. É uma ferramenta incrivelmente útil com algumas ferramentas incrivelmente poderosas.

Para atiradores jpeg, ou aqueles que não querem editores brutos ultra complicados, é um ótimo software. Há muito mais positivos do que negativos e é uma introdução perfeita no mundo das fotos de edição.

Não se engane em pensar que o software não seja capaz, é mais do que capaz e, de certa forma, é muito mais fácil mergulhar no Photoscape X Pro do que também fazer as mesmas tarefas em outros softwares.

Como eu disse, eu deixei este software algumas vezes, mas eu sempre volto para ele se eu lutar para fazer algo no Photoshop ou qualquer que seja o programa que eu esteja usando.

Observação: com a versão 4.2.1 (21 de janeiro de 2022) foi adicionada 'opção de qualidade WEBP' e muitas outras melhorias.

Eu acho que se eu editei uma fotografia em outro programa, às vezes é ótimo colocar o jpeg no Photoscape X Pro e você pode realizar alguns ajustes extras, inclusive olhando através dos grandes filtros de filme em tempo real, o que às vezes pode fazer uma grande diferença.

Não é perfeito, mas é rápido e faz o trabalho. Existem algumas características assassinas que o tornam super útil para uso diário. Há uma versão gratuita e uma versão paga, e você pode fazer a maioria das coisas com a versão gratuita se quiser tentar.

— A versão atual do Photoscape X Pro, e a discutida aqui é a *Versão 4.2.1, encontrada em seu site http://x.photoscape.org/

Referência:
www.onecameraonelens.com

Radialista formado, ator, locutor, e produtor de audio. Já são mais de 15 anos de experiência na área da comunicação. Saiba mais

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais