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Tabela de Conteúdo

Loja Online: Saiba Como Montar A Sua Ainda Hoje

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Ter uma loja online é um meio barato, seguro e confiável de aumentar as vendas do varejo. Com ela, o potencial de alcance dos produtos se torna muito maior devido à presença na Internet.

Este artigo vai ensinar todo o necessário para montar uma loja online. É uma guia completa do assunto. Por isso, eu peço a sua atenção total a este texto porque ele responderá muitas dúvidas que você talvez tenha agora.

Porque montar um Loja Online?

Antes de iniciarmos, é importante refletir sobre essa pergunta. Qual é a sua motivação principal em ter uma loja virtual?

Várias justificativas para argumentar favoravelmente sobre iniciar um empreendimento on-line voltado ao e-commerce.

Você precisa tê-las na ponta da língua, pois irá exigir esforço e comprometimento com esta causa.

Se esta pergunta fosse direcionada para mim, eu responderia utilizando 2 pressupostos. O primeiro é que as lojas online são o futuro do varejo.

É um mercado que vai crescer constantemente nos próximos 10 anos, duplicando de tamanho em apenas 5 anos. Em outras palavras, é um nicho de mercado que dá muito dinheiro.

O segundo pressuposto é pela liberdade geográfica. Quem vende exclusivamente online não precisa de loja física, que além de gerar custos adicionais, te aprisiona em um ambiente de trabalho fixo, o que não é muito legal (para mim).

Isso não quer dizer que uma loja online não é de trabalho, esforço e dedicação para ter sucesso. Toda essa labuta poderia ser feita de forma flexível, tanto na questão de horários como de espaço.

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Vantagens e desvantagens do e-commerce, marketplace e dropshipping

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Há 3 formas diferentes de vender na Internet. É possível ter uma loja online por meio de um e-commerce, marketplace e dropshipping.

Você conhece como funciona cada uma delas, as características e os aspectos positivos? Vamos listar tudo isso nos tópicos adiante.

Um e-commerce é um site com domínio próprio. Ou seja, a sua loja online possui um endereço específico dela na web, onde não divide com mais ninguém.

A grande vantagem do e-commerce é a liberdade de personalização. Você é livre para determinar a aparência do seu site, inserir os produtos da melhor forma que desejar.

Você não fica preso a um determinado layout pré-estabelecido e semelhante a outros vendedores, como ocorre em outras plataformas.

Outro aspecto positivo é o total controle sobre os processos. Você consegue enxergar a quantidade de visitas diárias, de onde vem o seu público e também fazer anúncios diretamente para a sua loja online

Além disso, não tem como o visitante conhecer produtos semelhantes de outros vendedores ou ser direcionado para outra página. O site é a sua casa e você é quem manda nela.

Olhando para o outro lado, os pontos negativos são o custo inicial do projeto.

Montar uma loja online não é um processo caro, porém ter um e-commerce próprio custa mais devido a necessidade de contratar hospedagem, pagar por uma ou outra ferramenta profissional e investir em anúncios patrocinados. Esta é a segunda desvantagem do e-commerce.

Ninguém conhece a sua marca, portanto você precisa aplicar várias estratégias de tráfego para conseguir visitas regulares na sua loja. Isso custa tempo, no caso de tráfego orgânico, ou dinheiro, para o tráfego pago.

Vantagens e desvantagens do marketplace.

O marketplace é um site onde há uma infinidade de produtos de vários tipos de nichos. Este site aglomera os vendedores e compradores em uma única plataforma. O mais conhecido marketplace brasileiro é o Mercado Livre.

A vantagem de vender nestes meios é estar inserido em um local onde há centenas de milhares de visitantes diariamente.

A visibilidade dos seus produtos é bem grande, e a própria plataforma promove e faz com que o internauta veja itens semelhantes de vários vendedores.

Outro tópico favorável a vender em marketplaces é o baixo custo inicial, pois não é necessário investir em nenhuma ferramenta ou tráfego para conquistar as primeiras vendas.

As características ruins deste tipo de loja online são a concorrência acirrada, as taxas cobradas pela plataforma, a falta de fidelização do cliente e a ausência de customizações.

Definindo melhor os dois últimos pontos, quem compra no Mercado Livre está procurando algo específico.

A própria navegação do site permite somente pesquisar por produtos e não por nomes de lojas. Ou seja, é muito difícil obter recorrência dos clientes ali.

A ausência de customização impossibilita você de oferecer um upsell, levar o usuário para um checkout transparente e também de verificar as métricas de acessos, carrinhos e checkouts abandonados.

Vantagens e desvantagens do dropshipping

Este é um modelo de vendas que pode ser aplicado tanto em e-commerce próprio como em marketplace. Ele é diferente dos outros métodos por uma única peculiaridade: ausência de estoque. Exatamente.

Quem vende por dropshipping não utiliza nenhum produto em estoque

Isso só é possível porque o pedido feito em determinada loja online é enviado diretamente para o fornecedor e este mandará o produto para a casa do cliente. A vantagem principal de vender assim é o baixo risco financeiro do empreendimento.

A grande desvantagem é ter toda a logística de entrega na mão de terceiros e a dificuldade de realizar devoluções, que é uma garantia do cliente protegida pelo Código do Consumido

8 itens que não podem faltar na sua loja virtual

Confira abaixo um checklist completo de vários itens essenciais para o sucesso da sua loja virtual.

Registro de domínio profissional.

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Um bom site possui um domínio profissional, com extensão .com ou .com.br. Não pense que isso é irrelevante. É um aspecto importante do seu negócio que transmite confiança ao internauta.

Hoje é tão simples e barato configurar um nome de domínio bonito e profissional com um plano de hospedagem paga que você não tem motivo nenhum para fazer vista grossa sobre esse assunto.

Tenha um e-mail de autoridade

Outro atributo que se encaixa nos mesmos motivos do tópico anterior é o e-mail profissional. Me diga você qual é o formato mais bonito: suaempresa@gmail.com ou contato@suaempresa.com.br

A segunda opção transmite mais autoridade para o usuário.

Certificado de segurança

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Conforme a imagem acima mostra, o Certificado de Segurança é o cadeado localizado ao lado da barra de endereço de um site. Você sabe a função dele? Este certificado criptografa todos os dados de navegação do usuário em determinado domínio.

Criptografia é criar códigos complicados de serem entendidos justamente com objetivo de dificultar o roubo de dados e informações sigilosas.

Além disso, há o benefício de rankeamento SEO do Google, que avalia positivamente os sites com este selo de segurança. Para garantir melhores resultados, foque em estratégias de SEO para eCommerce.

Pixel do Facebook

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O Pixel do Facebook é um recurso indispensável para as lojas online. Essa ferramenta marca todas as atividades dos usuários em determinado site.

Saiba mais sobre o pixel do Facebook

Com estas informações, você pode atingir este público específico por meio de anúncios e convidá-los para voltar a acessar o seu negócio.

O pixel é fundamental para campanhas de re-marketing e recuperação de carrinhos abandonados. Os visitantes que não finalizam os pedidos têm uma segunda oportunidade ao serem relembrados de fazer isso.

Boas fotografias

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Uma loja virtual atraente possui fotos de muita qualidade dos produtos. O seu cliente não consegue tatear o item, por isso as imagens precisam passar ao máximo essa sensação.

Boas fotografias são imprescindíveis para o sucesso de um empreendimento online. Fatores como iluminação, fundo e ângulos precisam ser bem trabalhados

Checkout transparente

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O checkout é um dos momentos finais de compra. Neste ponto, o cliente precisa preencher alguns dados importantes como nome e endereço de entrega.

Esse processo, dependendo da forma como é feita, pode se tornar entediante e confusa devido à quantidade de informações pedidas (algumas das quais desnecessárias).

Além disso, o layout talvez seja feio e desorganizado.

Você deve evitar ao máximo tudo isso, senão, muitas vendas serão perdidas nesta etapa. O checkout transparente oferece essa solução a você.

Tenha um bom gateway de pagamento.

O gateway de pagamento é responsável pelo processamento de dados de pagamento. É o último passo da jornada de compra, conectando o comprador ao produto vendido.

A importância de um bom gateway de pagamento é oferecer agilidade e segurança.

Quando estes dois fatores são transmitidos ao usuário, fica mais fácil finalizar qualquer tipo de pedido, independentemente do valor comercializado.

Fique tranquilo. Você não precisa saber configurar ou programar isto no seu site. É possível instalar ferramentas já construídas de terceiros.

Passo a passo para montar a sua loja online ainda hoje

Vamos agora mostrar como criar uma loja online do zero e configurá-la rapidamente, ainda hoje.

Escolha um nome e registre o domínio.

Conforme já mostrado, a primeira ação é definir o endereço web.

Não há muito o que falar aqui, recomendo ler o artigo sobre registro de domínio que lá está explicado todo o passo a passo.

Tenha ciência de que você precisará gastar um pouco, porém veja isso como um investimento e não um custo.

Você já tem uma logo da sua marca para inserir no seu futuro site? Use o Canva para criar um logotipo atraente e gratuita.

Escolha uma plataforma de e-commerce segura

Você não precisa estruturar seu site do absoluto zero. Com uma plataforma, você possui vários modelos pré-estabelecidos.

Ao escolher um deles, você monta a sua loja virtual no estilo arrasta e solta. Você talvez está se fazendo uma pergunta que é muito difícil de responder: “Qual é a melhor plataforma?”

Sem dúvida, a Shopify está nessa lista! Mas temos outras tão atraentes, como a Cartpanda (ex-cartx) que vamos comentar aqui e a Yampi.

Defina os produtos e os respectivos fornecedores

Você já escolheu ou tem em mente quais são os fornecedores dos seus produtos? Sabe lidar com cada um deles? Ou ainda está no meio desse processo, com muitas perguntas sobre como ter certeza de que um fornecedor é confiável?

Realmente, não é uma decisão fácil e rápida de se tomar. É preciso um período de tempo para refletir bastante a respeito desse assunto.

Aconselho você a decidir com sabedoria. Uma excelente loja virtual passa por um bom fornecedor de produtos.

Tráfego, tráfego, tráfego.

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O sucesso de um negócio digital se sustenta em apenas de 2 fatores: tráfego e conversão.

Tráfego é atrair pessoas qualificadas para a sua oferta enquanto conversão é fazer com que uma parte destas pessoas se torne cliente. É muito importante estudar ambos os assuntos e dominar várias técnicas.

Após a sua loja online estar totalmente pronta e configurada, você deve investir a maior parte do seu tempo (cerca de 80%) em fontes de tráfego.

Este assunto é grande e complexo. Seria necessário um curso inteiro para entender todos os aspectos deste tema. Se você tiver condições, eu recomendo investir em um curso online.

Salve esta página nos seus favoritos

Para finalizar, eu aconselho que você salve este artigo na sua aba de Favoritos para voltar aqui e relembrar todos esses pontos.

Faça deste texto um guia para o sucesso da sua loja virtual, pois aqui tem tudo o que você precisa para atingir tal objetivo.

Crie sua loja online com antiga CartX, que agora o CartX passou a ser chamar Cartpanda

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Como o Cartpanda pode ajudar você a montar sua loja online

O Cartpanda, além de ensinar e informar os leitores sobre assuntos relacionados ao e-commerce, também oferece soluções inteligentes para lojas virtuais.

Se você permitir, eu gostaria nos próximos tópicos apresentar alguns detalhes das ferramentas que eles desenvolveram.

Plataforma de e-commerce

Você pode utilizar o site para hospedar seu e-commerce sem nenhum custo mensal. Tem o plano Light, que você somente paga quando efetuar uma venda.

Dentro desse plano, você pode utilizar livremente todos os aplicativos da Cartpanda sem nenhuma restrição.

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Aplicativo Speak

O Speak é um aplicativo simples que possibilita você enviar mensagens de WhatsApp para clientes que não finalizaram a compra. O Cartpanda oferece esta opção aos clientes sem nenhum custo adicional.

Esquecer os clientes nesta etapa não é nada saudável financeiramente para a sua loja virtual. O Speak soluciona isso de forma muito fácil.

Gateway de pagamento e checkout transparente

O Cartpanda sempre está atenta às necessidades dos clientes que confiam a responsabilidade de hospedar suas lojas online.

Por isso tem a total atenção e interesse em ajudá-los da melhor maneira possível, cuidando muito bem da parte final do processo de vendas, que inclui o checkout e pagamento.

Oferecem soluções rápidas e seguras que reduzem drasticamente o número de abandonos de carrinhos. Entre elas encontram-se o Checkout Transparente

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Upsell, Live Chat e SSL – tudo grátis

Você pode usufruir de todas as vantagens destas ferramentas sem pagar nem 1 centavo por isso. Aproveite para aumentar o ticket médio dos seus produtos com o Upsell inteligente.

Tenha a total segurança no seu site com o Certificado SSL grátis e ofereça um canal de comunicação simples e eficaz para tirar as dúvidas dos seus clientes em tempo real.

Quer mais vantagens do que isso? Fique tranquilo que os benefícios ainda não acabaram

Oferta adicional dentro do checkout

Ofereça um produto ou serviço adicional diretamente no checkout para aumentar seu ticket médio. Seus clientes podem aceitar essa oferta com apenas um clique.

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Produtos e visitas ilimitadas

O Cartpanda não coloca barreiras que impedem o crescimento do seu negócio online. Você pode colocar quantos produtos desejar e atrair a quantidade de clientes que for possível. Venha e seja feliz no Cartpanda. Sua loja virtual vai agradecer!

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Afinal, por que ter uma loja online?

Ufa! Esse texto foi longo, não concorda? Eu avisei que o conteúdo iria ser bem completo e tenho convicção de que não desapontei neste quesito.

Abordamos tudo que você precisa saber para ter uma loja online de sucesso, desde a parte mais básica de domínio até o finalzinho do funil lá no checkout transparente.,/p>

Não existe apenas um ponto onde você deve focar, para ter o sucesso que você deseja é importante que você se dedique em todos os pontos abordados aqui no texto.

E para realmente dominar a arte de converter pessoas, você precisa saber como usar os gatilhos emocionais ao seu favor.

Espero que eu tenha lhe ajudado nessa etapa, agora corra e monte a sua loja online ainda hoje! É só clicar no link abaixo! Boas vendas!

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Radialista formado, ator, locutor, e produtor de audio. Já são mais de 15 anos de experiência na área da comunicação. Saiba mais

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