Orçamento, dúvidas, críticas e sugestões. Como Gravar? Me Chame no Zap!

Como Fazer um Podcast: Estratégia

Pensando em criar o seu Podcast, tem a ideia em mente, mas lhe falta estratégia? Esse Post é para você...

Como Fazer um Podcast, estratégia Passo a Passo e divulgação. Uma ferramenta que não pode pausar, acompanha o ouvinte durante a rotina e aproxima pessoas pelo som da voz.

como-fazer-um-podcast-estrategia

O podcast vem ganhando o coração e o ouvido dos brasileiros, e não é à toa. Ele figura como uma das mídias que mais cresceram ao longo dos último anos, de acordo com pesquisa feita pela Deezer.

No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast pelo menos uma vez na vida. Traduzidos em números reais, significa dizer que mais de 50 milhões de pessoas consumiram programas de áudio na internet.

O que veremos neste tópico:

Como público fiel, com periodicidade de três ou mais vezes por semana, já são mais de 16 milhões de brasileiros. Entre 2017 e 2018, por exemplo, estima-se que número de ouvintes de podcasts no mundo inteiro cresceu 330%, segundo dados da Spotify.

E qual o equipamento mais utilizado para consumir o podcast?

O celular: Além de ser completamente gratuito e acessível, os programas de áudio sob demanda, como o nome já antecipa, permite que o usuário não fique preso a uma tela para acessar conteúdo. Pode fazê-lo a qualquer hora, em qualquer lugar.

São informações e dados que confirmam o potencial da ferramenta como instrumento de conexão entre as pessoas. Ora, se as pessoas estão lá, as empresas também acompanham o movimento.

E, hoje, as marcas já estão percebendo o podcast como importante ferramenta a ser considerada na estratégia de Marketing.

De acordo com levantamento, a estimativa é que os podcasts movimentem cerca de 1 milhão de dólares em receita publicitária no mundo todo. Se esse universo ainda soa muito estranho a você, não se preocupe.

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber do tema: o que é e como fazer podcast para a sua empresa: da estratégia à divulgação. Siga a leitura!

Post Relacionado

como-fazer-um-podcast-estrategia

O que é um Podcast?

Podcast é um programa de áudio pré-gravado e disponibilizado na internet para o ouvinte escutar onde e quando quiser.

É diferente de um programa de rádio por não ter um horário específico para o usuário usufruir dele, tampouco uma frequência exclusiva por onde sintonizar para consumir o conteúdo.

Depois de lançado, o podcast fica disponível em plataformas de streaming de música, como Spotify ou Deezer; ou em aplicativos específicos para o formato, como Soundcloud e Castbox; e também disponível para download no computador ou celular.

Ou seja, o usuário escolhe quando ouvir. Por isso o podcast traz a felicidade de ser um áudio por demanda.

Além disso, o formato permite que o usuário faça a própria inscrição, por meio da tecnologia RSS, para receber novos conteúdos.

Ou seja, o ouvinte passa de agente ativo a passivo no processo: ao invés de ir até o programa, o podcast salta na tela do celular a cada nova edição.

como-fazer-um-podcast-estrategia

Benefícios de incluir um podcast como estratégia

Existe um universo de produção de conteúdo exclusivamente voltado para podcast. O formato é bem democrático e acessível (é completamente gratuito assiná-lo, e qualquer pessoa pode ouvi-lo de qualquer local, ainda que não saiba ler).

Os temas vão de culinária à política. De vídeo game à saúde e bem-estar. Então, sempre haverá um segmento de podcast para atender aos mais variados gostos.

Por esses e outros motivos, ele vem se mostrado um formato interessante a fim de que as empresas dialoguem com seu público-alvo e vem ganhando destaque nos negócios.

Veja só os benefícios de contar com o podcast como uma ferramenta dentro da estratégia de Marketing Digital.

#Manter a Marca Conectada Às Pessoas

O formato permite que o consumidor se conecte com as empresas de modo mais pessoal. Isso porque a voz conduz não só a informação, mas também a emoção impregnada nela.

Diferentemente dos textos, nos programas de áudio sob demanda, o ouvinte pode identificar se o apresentador está emocionado, sorrindo, chorando ou até mesmo nervoso.

Essa característica do podcast propicia que as marcas fortaleçam o elo com um público cativo.

Além disso a funcionalidade RSS - que informa ao ouvinte quando um novo episódio de podcast assinado está disponível - faz com que essa conexão aconteça com periodicidade determinada.

Se a empresa publica podcasts às terças, às 18h, isso significa que o público receberá notificação e terá um caminho disponível para voltar a se conectar com a marca.

como-fazer-um-podcast-estrategia

#Alcançar Um Público Em Movimento

Em uma era na qual o tempo é escasso, conseguir captar a atenção das pessoas por um período visando consumir algum conteúdo é uma tarefa desafiadora.

E o podcast é a ferramenta que mais tem chances de fazer isso, por se encaixar nos intervalos perdidos com tarefas, claro, indispensáveis do dia a dia, como se locomover e comer.

Então, o formato portátil e conveniente possibilita que as empresas contem as próprias histórias para os ouvintes a qualquer hora e em qualquer lugar - dentro do metrô, do ônibus, no início ou fim do dia - contribuindo tanto para a construção de autoridade da marca quanto para a proximidade com o público.

#Produzir Conteúdo de Qualidade com Mais Rapidez

Compartilhar um opinião por meio de fala é muito mais rápido do que escrever um texto que relata sua perspectiva, certo?

como-fazer-um-podcast-estrategia

Se o objetivo é fazer um podcast de 30 minutos, bastam 30 minutos de uma voz compartilhando as própria ideias.

Quando o conteúdo é escrito, exige-se cuidar do alinhamento entre o que o interlocutor deseja falar, e os elementos textuais por meio dos quais a mensagem chegará ao leitor:

Ortografia, semântica, vocabulário, dentre outros.

E esse processo leva mais tempo do que a produção de um podcast, mesmo considerando os minutos para a edição e o upload do arquivo de áudio na internet.

#Atingir Audiência que Prefere: Consumir Conteúdo Em Áudio.

Assim como existem pessoas que preferem ler matérias, blog posts e artigos na internet, há outro tipo de público que tem aversão à leitura nos meios digitais e preferem consumir conteúdo em áudio.

Além disso, existem aqueles que aprendem com mais facilidade quando a informação que lhe é dada vem por meio da audição.

Nesse cenário, o podcast desponta como uma ferramenta para atingir o segmento de público não muito disposto a consumir conteúdo nos formatos tradicionais.

#Construir Autoridade no Mercado.

O podcast serve para compartilhar com o público opiniões, comentários, visões, e insights acerca de um tema.

Em 30 minutos de gravação, por exemplo, é viável difundir valiosas mensagens e inspiração entre os ouvintes de maneira simples: basta uma idéia que merece ser compartilhada e uma leve organização dos pontos a serem tocados.

Toda empresa possui uma visão singular sobre o segmento de atuação que possa compartilhar e contribuir para o engajamento da audiência.

E esse é um dos caminhos que podem ser utilizados como estratégia a fim de construir autoridade da marca no mercado.

Como criar uma estratégia de Podcast?

como-fazer-um-podcast-estrategia

Até aqui você já aprendeu o que é um podcast e porque ele deve ser incluído como ferramenta de marketing na empresa.

Neste tópico, você verá o passo a passo de como criar um estratégia de podcast: dos elementos para a produção até os dados de mensuração de resultado.

Por onde começar: Alinhamento e estratégia

Antes de colocar a "mão na massa" ou a boca no microfone, é necessário alinhar alguns pontos estratégicos visando à produção de um podcast de qualidade.

Assim como uma marca ou um blog, esse formato exige a definição de um nicho de mercado. Não adianta querer falar para todos. Não vai ser por aí. Então, comece respondendo às seguintes questões:

#Qual o objetivo?

Aonde a empresa deseja chegar com a criação do podcast? Seria ampliar o alcance da marca? Construir autoridade em um assunto? Reposicionamento de mercado?

Responder a essa pergunta com honestidade vai facilitar a etapa de mensuração de resultado.

#Quem é audiência da empresa?

Descreva com o máximo de informações que puder: gênero, escolaridade, preferências, hobbies, profissão, desafios e motivações. Utilize como referência o público da empresa, se você já o conhece.

É importante não deixar levar por "achismos". Sempre é tempo de rodar uma pesquisa para saber mais das pessoas com as quais a empresa faz negócios.

#O que a audiência quer saber?

Um importante medidor de interesse de conteúdo são redes sociais. Observe quais são as principais dúvidas compartilhadas no inbox da empresa e quais posts geram mais índices de compartilhamento e engajamento.

Os blog posts que mais tem acesso também são indicativos de qual caminho editorial seguir. Outra dica para testar se o tema que escolheu é um bom assunto para podcast: escreva todas as ideias que tiver relacionadas ao assunto-chave.

Se pensou em 20 ou 30 facilidade, esse será um tema que, provavelmente, renderá bons podcasts

Que formato utilizar no Podcast?

São diversos formatos utilizados em podcasts, inclusive, de sucesso. Dentro das opções, é importante pensar qual delas melhor atenderá ao seu nicho e ao assunto que vai tratar. Veja alguns formatos: :
  • Podcast solo: apresentador e microfone. No podcast Café Brasil, o apresentador e escritor Luciano Pires aborda temas como cidadania, educação e política.
  • Entrevistas com especialistas: apresentador e um convidado. O podcast mamilos traz pontos de vista de diferentes pessoas sobre assuntos polêmicos, com a apresentação de Juliana Wallauer e Cris Batis.
  • Storytelling: o Escriba Café é referência quando o assunto é contação de histórias. Christian Gutner assina a produção que traz histórias e curiosidades sobre a humanidade.
  • Múltiplos apresentadores: no podcast AOs Cubos, André Aloi, Juh de Oliveira e Victor Albuquerque dividem o microfone para falar sobre entretenimento.
  • Bate-papo: o podcast de humor e entretenimento Não Ouvo é um grande bate-papo entre amigos Mauricio Cid, Luide, Brian e Igor em torno de temas variados
como-fazer-um-podcast-estrategia

Produção do Podcast: equipamentos, gravações e divulgação

Se você chegou até aqui, certamente, está se perguntando como fazer podcast na pratica

Quais equipamentos são necessários para gravação? Como colocar o conteúdo no ar? Como definir um cronograma de posts? Por onde divulgá-lo? Neste tópico, apresentamos o passo a passo buscando materializar sua ideia.

Preparando os equipamentos para gravar: Existem diversos níveis de equipamentos para a produção de um podcast.

Desde os mais profissionais, com configuração avançada, até os mais simples, mas que atendem bem à demanda de quem está começando. Veja agora os itens básicos:

AMBIENTE COM RUÍDOS CONTROLADOS: Escolha um espaço onde os ruídos externos sejam mínimos. Se possível, faça em um estúdio ou em uma sala fechada. Faça tests antes de começar a gravação.,/p>

MICROFONE: é necessário para capturar a voz com qualidade e isolar o som do ambiente onde você está gravando. Evite os microfones embutidos no celular e no notebook, pois eles fazem justamente o contrário.

Se está começando, invista em opções com saída USB que facilitam o plug diretamente no celular e no computador. Outra alternativa é adquirir um gravador digital, que também minimiza o som do ambiente, focando apenas na voz das fontes.

FERRAMENTA DE EDIÇÃO: depois de gravar o conteúdo, você vai precisar de um software para cortar as partes desnecessárias, inserir uma música de fundo (caso queira) e nivelar o volume das vozes.

Uma ferramenta gratuita para isso é o Audacity.

Audacity 33.5mb

Dica: adepender do tamanho e do objetivo da empresa, é importante considerar a terceirização da produção do podcast. Há agências e profissionais autônomos que produzem sob demanda.

#Preparando o Podcast Para Ir Ao Ar

Pronto! Ideias e objetivos no papel. Equipamento na mão. É hora de colocar o primeiro episódio do podcast no ar. O que fazer?

ESCOLHA UM NOME: defina um nome para o seu podcast, de preferência, que antecipe o conteúdo ao qual o ouvinte terá acesso. Se seu segmento é a beleza, intitule seu podcast com palavras que remetam ao assunto.

Exemplo: "drops de beleza com Val." "beleza se põe à mesa." "viva a beleza." etc. Abuse da criatividade!

Para nomear os episódios, leve em conta as palavras-chave que sua audiência está procurando. Dessa forma, você aumenta as chances de ser encontrado.
  • CRIAR UM RESUMO SOBRE SEU PODCAST: Use o espaço para compartilhar por que você entrega determinado conteúdo e o que o ouvinte vai encontrar no seu podcast. É importante inserir as palavras-chave relevantes com a intenção de ser encontrado.
  • ESCOLHA UMA HOSPEDAGEM: Conhecidas como hosts, essas são as ferramentas que conectam o ouvinte ao seu podcast. Depois de produzir, basta subir o arquivo na própria conta em uma das plataformas de podcast.
  • Há diversas opções no mercado, como o Soundcloud, o Megafone, além dos aplicativos de streaming de músicas, como o Spotify, e o Deezer.

  • ELABORANDO UM CRONOGRAMA DE PAUTAS: A periodicidade de lançamento de outros episódios é essencial para cultivar a relação com os consumidores do podcast.
  • Isso porque, como dissemos, os ouvintes serão notificados a cada conteúdo novo e tem grandes chances de se habituar a escutar seu conteúdo se você mantem a periodicidade.

    POR ISSO, O CRONOGRAMA DE PAUTAS É PEÇA-CHAVE PARA O SUCESSO DO FORMATO, MAS COMO FAZÊ-LO?

  • MAPEIE OS TEMAS: Faça uma lista de todos os temas que podem ser abordados no podcast. Quanto mais opções puder elencar, melhor.

UTILIZE UM CALENDÁRIO DE PRODUÇÃO E LANÇAMENTO

Considere o tempo de produção de cada episódio e encaixe os temas nos dias em que você definiu para lançar outros conteúdos. Ao fazer o planejamento, leve em conta as celebrações locais e datas que façam sentido para o tema que vai abordar.

como-fazer-um-podcast-estrategia

Traga como pauta assuntos que estão em alta, quer tendências, quer notícias recentes. Por exemplo, se seu podcast fala sobre corrida de carro, possivelmente, o dia em que Ayrton Senna faleceu é um gancho para o seu conteúdo.

Lembre-se também de sempre contar com uma produção antecipada para não passar apuros, ok?

#Potencializando o conteúdo

Não basta produzir podcasts, disponibilizá-los na internet e esperar que a audiência faça o resto. Adotar ações para escoar o conteúdo produzido é um passo fundamental para a estratégia dar certo. Por isso, atente-se para:

Linkar o podcast ao blog da empresa, estimulando a participação dos leitores

Criar um e-mail para onde os ouvintes possam encaminhar suas sugestões, dúvidas e respostas - o que pode contribuir, inclusive, na geração de outros conteúdos.

Fazer parcerias com pessoas que tenham o mesmo público que sua empresa - convide especialistas para participar e faça parte do podcast de terceiros.

Divulgar em todos os canais da empresa o lançamento do podcast e dos novos episódios.

Mensuração de resultados: Como medir o tamanho do meu sucesso?

como-fazer-um-podcast-estrategia

Os indicadores para a mensuração dos resultados do podcast vão depender do objetivo da sua estratégia: aumentar o alcance da marca, construir autoridade no mercado etc.

No entanto, há dois dados triviais que devem ser acompanhados pelo produtor de conteúdo: o número de inscrições e a quantidade de downloads do podcast.

Caso você queira aprofundar no acompanhamento de informações, é possível saber mais com a ajuda de uma ferramenta, o Blubrry.

Na versão gratuita, ele já amplia os dados com informações sobre os canais utilizados para ouvir o podcast, a média de download por episódio e quais foram mais baixados.

A interação sobre o podcast nas redes sociais é outro caminho para mensurar seus resultados.

Acompanhe quais episódios geram maior engajamento e compartilhamento entre o público, seja por meio de marcações, seja por meio da quantidade de interações a partir do conteúdo.

Boas Práticas do Podcast

Mantenha a duração curta: é preferível dividir o conteúdo em dois episódios do que estendê-lo por horas. Grave áudios com no máximo 30 minutos.

Convide especialistas para falar de assuntos de interesse do seu público, mesmo que o apresentador principal seja você.

Reúna as informações que citou no podcast em uma página na internet. Inclua os links de referência de pesquisas, livros e notícias citadas durante a gravação. Os ouvintes vão pedir isso naturalmente: é de bom tom se você se antecipar a essa demanda.

Selecione algumas perguntas enviadas pelos ouvintes e as responda durante a gravação do podcast. Isso aproxima as pessoas e estimula o engajamento.

Cases de Sucesso no Podcast

Agora que você já tem noção do potencial que um podcast tem para agregar valor à marca e conectá-la ao seu público, é hora de conhecer alguns cases de sucesso.

Essa etapa é importante para que você possa ter inspiração e visualizar como fazer um podcast para a sua empresa. Conheça:

CONHECER PARA EMPREENDER - SEBRAE

Em 2017, inclusive, o Sebrae utilizou o formato para lançar uma série de dicas para seu público-alvo: pessoas que desejam iniciar ou ampliar o próprio negócio.

Foram cinco episódios, com orientação de especialistas, sobre temas como planejamento, inovação, gestão financeira e negócios digitais.

TEAD, SET, KNIT

Embora não mais em produção, o podcast da empresa americana de suprimentos para a tecelagem WEBS - America´s Yarn Store - mostrou como a criatividade e a autenticidade aproximam a marca do público.

Semanalmente, o casal de donos compartilhava trivialidades da própria rotina enquanto discutia sobre novos fios e tipos de tecelagem.>/p>

O público da empresa, geograficamente disperso, pode então se reunir em torno da comunidade de fãs dos diálogos do casal.

E os resultados traduziram-se no aumento dos acessos no site da empresa: a cada tipo de fio comentado, subiam os números da respectiva página.

VIVA SEU CORPO NATURA - NATURA

A marca brasileira de beleza natura investiu no podcast para falar de um assunto bem interessante para o seu público: os caminhos para ter relação saudável com o corpo.

Para isso, a empresa fez parceria com o podcast jornalístico Mamilos e produziu uma minissérie de quatro episódios, abordando temas como autoestima, autocrítica, e preconceitos no universo da beleza.

CONCLUSÃO:

E você, agora que já sabe o que é e como fazer um podcast, o que está esperando para incluí-lo na estratégia da sua empresa? Quais são os desafios para chegar lá? Queremos ouvir você e suas ideias.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO ABAIXO E NOS CONTE QUAL SUA ESTRATÉGIA?

Nota de transparência:
O site wallacefernandes.com.br mantem uma parceria comercial. Ao clicar nos links da loja, disponibilizados eu posso ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Sobre o autor

Radialista apaixonado por séries, e tecnologia, adoro criar conteúdo, e motivar pessoas. Compre-me um café

2 comentários

  1. Conteúdo muito útil, sanou minhas dúvidas!
    1. Que ótimo! Fico feliz que este conteúdo tenha lhe ajudado de alguma forma!
O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais
Consentimento de Cookie
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops! 😅
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detectado!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Desculpe! Este site não está disponível em seu país.