Orçamento, dúvidas, críticas e sugestões. Como Gravar? Me Chame no Zap!

11 Textos para treino de Locução e Interpretação

Envolva-se! A EXCELÊNCIA requer renúncia, entrega e dedicação. Orientações importantes para a gravação dos textos. Conheça os Textos para treino de locução e interpretação

Não se importe com o seu jeito, seu estilo, nem com a sua voz. Seu jeito é o texto certo. Grave do seu jeito e como entender ser correto. Use seu feeling, sua emoção!!

11_Textos_para_treino_de_Locução_e_Interpretação
Textos Para Treinar A Sua Locução.

Ninguém nasce sabendo, errado é, quem pensa dessa forma. E mesmo que você seja o "expert" no assunto é, preciso treino e dedicação para alcançar a excelência.


Bloco de textos curtos para treino de locução

Nota: Respire apenas uma vez e grave cada um dos 5 textos a seguir num único fôlego, com linearidade. Respeite sempre o BRIEFING, entre parêntesis, ao gravar cada um dos 5 textos a seguir:

O que é Briefing?
Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade.
-Wikipédia

  • VOZ PLENA/NORMAL, LINEAR:
    O carteiro Max começando a entregar a correspondência na Barra ou Botafogo às quatro e meia acaba o trabalho às cinco e meia.
  • VOZ ALTERADA, IMPACIENTE:
    Ah, passa por cima pô! O sinal nem abriu ainda, vai tirar a mãe da forca? Não encha minha paciência!
  • VOZ CARINHOSA, SUAVE:
    Use agora e todos os dias o novo creme de barbear não espumógeno NÍVEA para um barbear diário sem atrito e sem irritação.
  • VOZ ALEGRE, PROJETADA:
    Não perca neste sábado o Show de Calouros de ANA ELISA, a musa dos insones, agora com um programa só dela, sábado, oito e meia da noite!
  • VOZ DRAMÁTICA, TENSA:
    O homem com um corte na testa que sangrava desceu do táxi e correu pelo saguão do aeroporto indo direto para o embarque assustando os passageiros.
11_Textos_para_treino_de_Locução_e_Interpretação

Blocos de Textos para treino de locução - Narração

Esteja livre para interpretar e respirar em qualquer parte do texto que julgar necessário, de acordo com a sua marcação de pausas e respirações.

Após ler e compreender cada texto, use as técnicas com base na exigência do Briefing e demonstre a sua emoção fazendo as corretas interpretações a seguir.

  • TOM DE CENSURA:
    Por que você fez isso, menino? Seu pai já está sabendo? Não? Ih, então se prepare, porque a coisa vai pegar, hein? Onde é que você estava com a cabeça, seu desmiolado? Perdeu o juízo? E agora? Como é que vamos resolver isso? Eu não posso fazer nada pra te ajudar. Não posso nem inventar uma desculpa pra aliviar sua barra. Olha, lamento muito…
  • NO SINAL DE TRÂNSITO, STRESSADO (A):
    Ah, não encha o saco, passa por cima, pô! Tá com pressa? Vai tirar a mãe da forca? Calminha aí, meu chapa. Apressadinho você, hein? Por que não saiu de casa mais cedo, eu camarada? Não encha meu saco com sua buzina impaciente não, cara! Deixe de ser chato! Alugue um helicóptero e dê sossego a todo mundo. Ah, vai te catar!
  • VOZ SOPROSA, SORRIDENTE E ANIMADA:
    O médico falou que foi tudo bem, que a operação foi ótima! O quê? Quando foi que acabou a cirurgia? Agora! Não tem nem meia hora. Assim que os enfermeiros tiraram ela da maca e colocaram na cama, você chegou. Ei, péra aí, não tô entendendo! Por que tá com essa expressão angustiada? Eu não acabei de dizer que a operação foi um sucesso? Relaxe, cara!
  • IMPACIENTE, GROSSEIRO:
    Por favor, não ponha a mão! Olhe sem tocar. Não tá vendo escrito aqui no cartaz? Eu leio pra você: “OLHE AS FRUTAS, MAS NÃO TOQUE, NEM APERTE!” Não sabe ler não? Toda hora eu tenho que avisar isso? Que saco! Parece até que o aviso é: “PODEM OLHAR AS FRUTAS, TOCAR, AMASSAR E DEIXAR AÍ IMPRESTÁVEIS PRA NINGUÉM COMPRAR!” Que coisa, que falta de educação!
  • VOZ PESAROSA, DE LAMENTAÇÃO:
    Não, não conseguiu não. Não preencheu os requisitos para ocupar a vaga. Pois é. Que pena, não é mesmo? Uma pessoa tão boa, bom caráter, precisando trabalhar… Foi por pouco que não entrou. Mas não há de ser nada. Quem sabe na próxima entrevista tenha melhor sorte, não é?
  • VOZ DE QUEM FEZ UMA “M…” DANADA:
    Sabe o que é, seu guarda? Eu não vi a placa, juro! Pode perguntar ao meu colega aqui. Quando ultrapassei o ônibus, já era!… Poxa, alivie essa, seu guarda! Já estou com 12 pontos na carteira. Olha, no duro, eu prometo não fazer mais isso. É que estou bastante atrasado pra chegar ao meu trabalho. E não quero receber advertência do patrão.

Considerações finais:

Na chamada Linguagem Neutra (ou coloquial), a letra “o” vale “u” e a letra “e” vale “i”. Exemplo: litro, quilômetro, tomate, teatro, Pedro, Chico, Leandro, semente etc. Cuidado com o Preciosismo, porque ele pode afetar a comunicação e comprometer a eficiência.

Nota: Fale com Naturalidade e Informalidade, respeitando as técnicas de pronúncia etc. Essas adequações, além de beleza, dão Credibilidade e levam à aceitação do texto, por atender às exigências do mercado.

  1. Dê o seu máximo porque a sua voz… vai Representar você.
  2. Ative a Imaginação e sinta cada texto. Não corra. Tem que prestar atenção.
  3. Tentativa e erro. É assim que assimilamos as técnicas. Ou seja: com muita Prática, coragem, vontade, envolvimento, determinação e Perseverança.
  4. Se estiver difícil… é porque ainda não estudou e treinou o suficiente.

Espero que você tenha gostado, deixe o seu comentário abaixo dizendo o que achou dos textos, se possível compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. 😁


Sobre o autor

Radialista apaixonado por séries, e tecnologia, adoro criar conteúdo, e motivar pessoas. Compre-me um café

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais
Consentimento de Cookie
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops! 😅
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detectado!
Detectamos que você está usando uma Extensão de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em sua Extensão de bloqueio de anúncios.
Site está bloqueado
Desculpe! Este site não está disponível em seu país.