Saiba o que é bom para cuidar da voz, e mantê-la sempre saudável - Wallace Locutor .ıllı. Vinhetas, Porta de loja, Carro de Som

AdBlock Detectado

Desative seu AdBlock para poder acessar este site.

translate to english
PRECISANDO de um LOCUTOR para GRAVAR o Seu ANÚNCIO? Neste link

Tabela de Conteúdo

Saiba o que é bom para cuidar da voz, e mantê-la sempre saudável

saiba-o-que-e-bom-para-cuidar-da-voz

Você sabe o que é bom para sua voz? Vamos nesse artigo falar de um assunto muito importante. Você cuida da voz como deveria?

Professores, palestrantes, locutores, e etc. Aqueles que usam a voz, seja profissionalmente, ou habitualmente, precisam ter os devidos cuidados.

Hábitos saudáveis para cuidar de sua voz

  • Hidratação: beber sempre bastante água. A água é extremamente necessária para a boa produção da voz.
  • Sempre que fizer uso da voz ou estiver em ambientes com ar condicionado é importante que beba água, pois diminui o ressecamento do trato vocal.

saiba-o-que-e-bom-para-cuidar-da-voz
  • Alimentação: dê preferência a alimentos leves, mastigue bem. A mastigação prepara e relaxa os músculos articulares .
  • Os sucos cítricos aumentam a salivação e, ao promover maior número de deglutições, relaxam a musculatura da garganta. Não recomentado para quem apresenta refluxo gastroesofágico.

  • Repouso: a ausência do sono é relatada como um dos fatores que mais interferem negativamente na qualidade da voz.
  • Assim, dormir bem pode ser um excelente meio de descansar o corpo e consequentemente a voz.

  • Exercício físico: caminhadas e exercícios de alongamento são indicados para todos. Porém, nunca converse enquanto faz exercícios e evite produzir sons para evitar choques entre as pregas vocais.
  • Cuidado, se você é alérgico, a natação pode acentuar o quadro devido ao cloro na piscina.

  • Evite os hábitos inadequados, como pigarrear, tossir, falar em ambientes ruidosos, usar splays e pastilhas. Sempre que possível, evite ambientes empoeirados.

Fique atento ao ambiente que vai utilizar a voz

saiba-o-que-e-bom-para-cuidar-da-voz

Há equipamentos ruidosos que irão competir com sua voz e fazer com que você fale mais alto. ex: ventiladores, maquinas, ar-condicionado etc… é necessário o uso de um microfone, mesmo com reduzida amplificação, para evitar desgaste vocal.

Aquecimento e desaquecimento da voz é essencial

saiba-o-que-e-bom-para-cuidar-da-voz

Assim como fazemos alongamento antes e depois de qualquer atividade física para aquecer o nosso corpo e não sofrer qualquer tipo de lesão. Também devemos realizar exercícios vocais específicos que aquecem a voz e previnem lesões nas pregas vocais.

Portanto, é interessante que um fonoaudiólogo faça um programa de aquecimento vocal especifico para cada pessoa de acordo com as suas necessidades e a exigência vocal individual.

O desaquecimento vocal é igualmente importante, pois ajuda a diminuir principalmente a intensidade da voz. Evitando que o orador continue com uma projeção vocal necessária para falar a número maior de pessoas, o que significaria uso abusivo da voz.

Cuidados Diários com a voz

Luisa Catoira fala sobre os cuidados diários com a voz desde quando você acorda até a hora de dormir. Inclusive nas horas vagas e nas folgas.

O que evitar antes do uso da voz

  • Leite e derivados, que aumentam a quantidade e a viscosidade do muco no aparelho respiratório.
  • Alimentos pesados, ou muito condimentados, que dificultam a digestão e interferem na movimentação do diafragma, principalmente à noite antes de deitar ou antes do uso intensivo da voz.
  • Chocolate, café e chá preto, que desidratam o organismo e aumentam a acidez, podendo provocar refluxo gastroesofágico.
  • Refrigerante, pois o gás interfere na digestão e prejudica o apoio diafragmático.
  • Pastilhas e splays, que contenham anestésicos, pois podem mascarar a dor de garganta, assim como alterar a quantidade e a viscosidade da saliva.
  • Não fazer uso sem prescrição médica. Caso o médico receite, procure ficar em silêncio após o seu uso.

O que evitar para não prejudicar a voz

  • Fumo: é altamente nocivo e agride todo o sistema respiratório. Irrita a mucosa de todo aparelho fonador, especialmente as pregas vocais.
  • Álcool: atua como anestésico ( melhorando) a voz aparentemente, mas na verdade mascara possível abuso vocal.
  • As bebidas destiladas ( uísque, vodca, conhaque…) irritam e agridem mais os tecidos, já as fermentadas ( vinhos, cerveja, champanhe…) praticamente não tem efeito na voz.

  • Medicamentos: alguns interferem na voz e seu uso deve ser bem avaliado. Nunca se automedique.
saiba-o-que-e-bom-para-cuidar-da-voz

Qual alimento pode ajudar a minha voz?

A Maça tem ação adstringente , o que deixa a saliva mais fina. Além disso, ao mastigá-la, você exercita e relaxa todos os músculos do rosto melhorando, entre outras coisas, a articulação dos sons durante a fala.

A maçã contém pectina, substancia que higieniza a cavidade oral ( recomendada antes do uso intensivo da voz e, principalmente, quando você estiver com pigarro).

Você cuida da sua voz?

Você faz uso de receitas caseiras para aliviar sua dor de garganta e/ou voz rouca? Você procura um médico otorrinolaringologista quando está com dor de garganta? Você consulta um fonoaudiólogo quando está rouco ou apresenta qualquer falha na sua comunicação?

Saiba que o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliar e tratar as alterações da comunicação, seja na área da comunicação oral, escrita, audição ou voz.

Dependendo de cada caso, outros profissionais deverão ser consultados: o médico otorrinolaringologista, o neurologista ou o psicologo.

As orientações aqui citadas são gerais, portanto, cada individuo deve verificar o impacto de cada aspecto na sua voz para se conhecer e se cuidar.

Espero que esse artigo tenha sanado algumas curiosidades sua, no assunto voz. Lembre-se a voz é um músculo, e ela deve ser exercitada diariamente, tomando os seus certos cuidados.

Até o Próximo Artigo pessoal. Deixe o seu comentário logo abaixo, nos conte o que você faz pra manter a voz sempre saudável.

Radialista, Ator, Locutor, e produtor de audio. Já são mais de 15 anos de experiência na área da comunicação. Saiba mais

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais