O que é Robots.txt e como é útil para blogger (blogspot)? - Wallace Locutor .ıllı. Vinhetas, Porta de loja, Carro de Som

AdBlock Detectado

Desative seu AdBlock para poder acessar este site.

translate to english
PRECISANDO de um LOCUTOR para GRAVAR o Seu ANÚNCIO? Neste link

Tabela de Conteúdo

O que é Robots.txt e como é útil para blogger (blogspot)?

Quer aprender como configurar corretamente um Robôs.txt em seu site Blogger do BlogSpot? Vem comigo no caminho te explico!
robotstxt-como-e-util-para-blogger

Robots.txt é um arquivo de texto que ajuda os bots/rastreadores dos mecanismos de busca como o Google e bing a rastrear e indexar seu site efetivamente.

É um conjunto de instruções ou regras, que os rastreadores e robots.txt do mecanismo de busca que visitam seu site, seguem.

O arquivo .txt robôs também é usado por rastreadores de outros tipos de sites, como sites de mídia social como Facebook, Twitter e SEO sites, como ferramentas de pesquisa de palavras-chave online.

A principal função do arquivo Robots.txt é orientar os rastreadores e os bots, sobre qual parte do seu site deve estar disponível nos mecanismos de busca e quais peças não devem aparecer na pesquisa.

Por exemplo, um blogueiro gostaria que todos os seus artigos aparecessem no mecanismo de busca, mas definitivamente não gostaria que outras páginas como as páginas de pesquisa internas do blog aparecessem no Google!

Vamos considerar um cenário:

Suponha que uma pessoa visite seu site e use a barra de pesquisa em seu site para procurar uma palavra aleatória não relacionada ao nicho do seu site.

Pode acabar com algo assim:

Mostrando postagens que correspondem à pesquisa por "MARKETING":

Nenhum resultado encontrado.

E no Blogger, a URL dessa página será: https://www.example.com/search?q=marketing

O que vai acontecer a seguir é que o rastreador em segundo plano provavelmente irá rastejar esta página de resultados de pesquisa também e colocá-lo em seu índice.

E devido a isso, essas páginas de baixa qualidade que eventualmente serão armazenadas no índice do Google afetarão a autoridade do blog.

Aqui está um exemplo:

robotstxt-como-e-util-para-blogger

Mas com o arquivo Robots.txt presente, ele instruirá os web crawlers a não colocar tais páginas em seu índice e, assim, impedir a indexação de páginas de baixa qualidade.

Assim, a Robots.txt ajuda os rastreadores a evitar as páginas sem importância em seu blog e sim se concentrar nas áreas importantes, aumentando consideravelmente o seu SEO (Search Engine Optimisation).

Como usar o Robots.txt personalizados para Blogger?

Basta copiar o script abaixo e substituir pela URL do seu site, já está configurado para funcionar corretamente.

#Robots.txt File For https://www.seusite.com.br/
User-agent: Mediapartners-Google
Disallow:
User-agent: *
Disallow: /search?q=
Allow: /
Sitemap: https://www.seusite.com.br/sitemap.xml
Sitemap: https://www.seusite.com.br/sitemap-pages.xml

Envie robots.txt personalizado ao blogueiro

  • Agora faça login em sua conta do Blogger.
  • Em seguida, vá para Configurações e role até Crawlers e indexação (NOVA INTERFACE)
  • Ative "Ativar robôs personalizados.txt" e clique em "Robôs personalizados.txt"
robotstxt-como-e-util-para-blogger
  • Agora cole o código robõs.txt usando CTRL+V no Windows ou Command+C no Mac.
  • Aperte o botão "Salvar".
robotstxt-como-e-util-para-blogger

Você enviou com sucesso os robôs personalizados.txt arquivo para o seu blog Blogger! Após essa etapa, você pode testar o seu Robots.txt usando a ferramenta do Google para Testar robots.txt

Nesta Página, você escolhe uma propriedade verificada, depois de selecionar uma propriedade verificada, você será encaminhado para a página ou para o relatório adequado.

Tags de cabeçalho de robots.txt personalizados

Juntamente com robots.txt personalizados, o Blogger também oferece a opção de definir regras específicas para rastreadores da Web para tipos de páginas individuais (página inicial, arquivo, pesquisa, postagens e páginas) com tags de cabeçalho de robôs personalizados.

Veja como você pode configurar as tags de cabeçalho de robôs personalizados com as configurações ideais:

NOVA INTERFACE

Ative a opção "Ativar tags de cabeçalho de robôs personalizados", que você encontrará logo abaixo da opção "Robôs personalizados.txt".

Em seguida, clique em Home page tags e configurá-lo como mostrado abaixo na captura de tela.

robotstxt-como-e-util-para-blogger

Aperte o botão SAVE. Clique em "Arquivar e pesquisar tags de página" e configurá-lo conforme mostrado abaixo e clique em SALVAR.

robotstxt-como-e-util-para-blogger

Por fim, configure as "postagens e tags de página" e salve-as.

robotstxt-como-e-util-para-blogger

Conclusão:

Este foi um artigo mostrando como você pode configurar de maneira correta um Robots.txt e como é útil para Blogger, de forma correta

Não se esqueça de compartilhar este artigo em suas mídias sociais favoritas se você gostou. Sinta-se à vontade para comentar abaixo se você tiver alguma confusão ou dúvida.

Radialista formado, ator, locutor, e produtor de audio. Já são mais de 15 anos de experiência na área da comunicação. Saiba mais

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais